Blog da USP - 18/07/2016 - Imprimir Imprimir

Nota de falecimento do professor da FMRP, Sérgio Henrique Ferreira

2016-07-18_-professor-Sérgio-300x225É com pesar que a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) informa o falecimento do professor emérito Sérgio Henrique Ferreira (foto), neste domingo, dia 17 de julho, aos 81 anos. Ferreira era casado com a professora emérita da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Maria Clotilde Rossetti Ferreira.

Formado pela Faculdade de Medicina (1960), com pós-doutorado pela Royal College of Surgeous of England (1967 e 1975), o professor atuava na área de Farmacologia, com ênfase nos temas BPF, bradicinina e enzima conversora. Sua pesquisa, realizada inicialmente em colaboração com o professor Mauricio Oscar Rocha e Silva, evidenciou o fator de potenciação da bradicinina (peptídeo extraído do veneno da serpente Bothrops jararaca), possibilitando o desenvolvimento de novos agentes anti-hipertensivos, o que levou ao desenvolvimento do medicamento Captopril. Ferreira era reconhecido como um dos mais importantes pesquisadores brasileiros, inclusive recebendo a outorga de prêmio pela American Health Association, em 1983.

Era professor aposentado do Departamento de Farmacologia da FMRP e continuava como coordenador de Projeto Temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Foi também presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999, posteriormente recebendo o título de presidente de honra da entidade.

O velório acontece hoje, dia 18 de julho, até as 14h, no saguão do Salão Nobre do Prédio Central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, localizado na Av. dos Bandeirantes, 3.900, em Ribeirão Preto. O cortejo seguirá para o Cemitério Bom Pastor e o sepultamento está previsto para as 15h30.

(Foto: Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz)

2 Comentários para Nota de falecimento do professor da FMRP, Sérgio Henrique Ferreira

1. Angela Maria Marchiori Poloni's Gravatar Angela Maria Marchiori Poloni
    18 de julho de 2016 às 14:15 | Permalink

Nossos sinceros sentimentos aos familiares do Senhor Doutor Sergio Ferreira que ajudou muitas pessoas com com a descoberta do Captopril. Foi um excelente pesquisador, além de ser um ótimo orientador de pesquisa, que orientou meu filho Rafael Poloni. Tive o prazer de conhecê-lo, nas apresentações de título de mestrado e doutorado do meu filho e pude perceber o respeito que os alunos tinham por ele. Descanse em Paz!

2. Wataro Nelson Ogawa's Gravatar Wataro Nelson Ogawa
    2 de agosto de 2016 às 17:29 | Permalink

Fui aluno do Professor Sérgio Ferreira em 1978. Um grande mestre e brilhante pesquisador. Mais um ícone que se vai desta prestigiosa instituição. Que descanse em paz.