Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 06/09/2016 - Imprimir Imprimir

Escola de Educação Física e Esporte procura voluntários para participar de cinco pesquisas

A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP está selecionando voluntários para participar de cinco pesquisas. Os temas são diversos, como o treinamento físico e a microbiota intestinal, a pressão arterial e o exercício físico, a relação entre o exercício físico e o controle do apetite e gestantes. E, na maioria dos casos, o público-alvo são os homens. Confira abaixo os pré-requisitos, os procedimentos que serão realizados pelos voluntários, assim como os contatos para obter mais informações, que devem ser feitos diretamente com o pesquisador, por telefone ou e-mail, relacionado a cada pesquisa.

24032010exercicios006

O público-alvo da maioria das pesquisas são os homens

A pesquisa “Efeito do treinamento físico aeróbio sobre a microbiota intestinal”, de Ayane Sá e com orientação do professor Antônio Herbert Lancha Jr., procura homens entre 18 e 35 anos, que estejam sedentários há 6 meses e pelo mesmo período não tenham usado antibiótico; não tenham doenças; com disponibilidade para treinar três vezes por semana durante 12 semanas. Os voluntários receberão: treinamento físico em bicicletas, avaliação da composição corporal e do condicionamento físico; orientação e avaliação nutricional; exames laboratoriais; resultados individuais no final do estudo; além de terem uma promoção de sua saúde. Mais informações pelo telefone (11) 3091-3096 ou pelo e-mail ayane.s.resende@gmail.com.

O estudo “Influência da fase do dia nas adaptações cardiovasculares e no sono promovidas pelo treinamento aeróbico em hipertensos”, de Leandro Brito e com orientação da professora Claudia Forjaz, procura homens entre 30 e 65 anos, que não pratiquem atividades físicas regularmente; não tomem remédio para controlar a pressão arterial e nem insulina; e não tenham problemas no coração. Durante a pesquisa, serão realizados os seguintes procedimentos: check-up cardiorrespiratório; consulta com especialista no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; exame de sangue e urina completos; treinamento físico supervisionado por 10 semanas. Mais informações pelo telefone (11) 9 7139-3962 / 3091-8792 ou pelo e-mail leandrobrito@usp.br.

05122012medicaopressaofotomarcosantos001

O tema pressão arterial está presente em duas pesquisas

Em outro estudo, que também aborda a pressão arterial, com o título “Controle neurovascular em repouso e durante o exercício em indivíduos com diferentes níveis de pressão arterial: papel dos quimiorreceptores periféricos”, o público-alvo são os homens e mulheres, entre 25 e 60 anos; que sejam sedentários, não usem medicamentos; e nem sejam fumantes. Os voluntários deverão comparecer três vezes, no máximo, para realizarem avaliações cardiovasculares na EEFE. A pesquisadora é Graziela Amaro e a orientação é da professora Maria Urbana Rondon.  Mais informações pelo telefone (11) 9 8265-5244 ou pelo e-mail graziela.amaro@usp.br.

Outra pesquisa que tem como foco os homens é a intitulada “Efeito da intensidade e do horário de realização do exercício sobre o apetite de homens com sobrepeso”, que está recrutando os que sejam sedentários de 18 a 35 anos; que tenham índice de massa corporal (IMC: peso/altura²) entre 25 kg/m² e 30 kg/m²; não possuam nenhuma doença crônica, como diabetes e hipertensão, entre outras; e tenham disponibilidade para fazer seis sessões de testes, uma vez por semana, durante seis manhãs. Os participantes vão realizar: avaliação do gasto calórico em repouso e exercício; avaliação nutricional; teste de consumo máximo de oxigênio (VO2máx); composição corporal (percentual de gordura e medidas). Os pesquisadores responsáveis são: Emerson Franchini e Valéria Panissa. Mais informações pelo e-mail pesquisaeefe@gmail.com.

Para pesquisa sobre gestantes, o público-alvo são as grávidas de 18 a 40 anos, que estejam saudáveis e sem restrição para a prática de exercícios físicos. As participantes receberão avaliação de parâmetros posturais e orientação individualizada de exercício físico ou nutrição. O estudo é realizado pela aluna de mestrado, Ana Cláudia Mayumi Hirasawa, com orientação da professora Monica Yuri Takito. Mais informações pelo telefone (11) 9 7993-2147 ou pelo e-mail gestativa@gmail.com.

(Fotos: USP Imagens)

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.