Blog da USP - 26/09/2016 - Imprimir Imprimir

Inscrições abertas para curso sobre saúde em viagens, promovido pelo IMT

Estão abertas, até dia 10 de outubro ou enquanto houver vagas, as inscrições para o curso “Saúde em viagens. Antes, durante e depois”, oferecido pelo Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP.

O curso é gratuito, voltado ao público em geral, em especial ao da terceira idade, e tem o intuito de informar sobre conceitos em saúde internacional e doenças tropicais, para prevenção e cuidado das doenças relacionadas às viagens e ao turismo. Ele visa conscientizar os viajantes sobre alguns riscos aos quais podem estar expostos e informa sobre as medidas que devem ser adotadas para minimizar esses riscos, evitando que as pessoas passem por experiências desagradáveis durante e após suas viagens.

Cultura e extensão

Essa será a 21ª edição desse curso, criado em 2004 e que faz parte da programação fixa de atividades de cultura e extensão do Instituto, devido à sua procura pelo público e por ser uma boa fonte de esclarecimento – ainda mais nestes tempos, quando há muita informação disponível na internet, mas com poucos conteúdos confiáveis, por exemplo.

“O curso é importante. Em geral, durante o planejamento de viagens, as pessoas pensam principalmente na escolha do destino, transporte, reserva de hotéis, passeios e pontos turísticos, sem levar em conta que as viagens oferecem riscos de diversos tipos, inclusive de contrair alguma doença”, destaca a pesquisadora do IMT, Lícia Natal Fernandes, uma das coordenadoras do curso.

Lícia tem graduação em Biologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Ciências, ambos pela USP. A outra coordenadora do curso é Laura Masami Sumita, que também tem graduação em Biologia, pela Universidade de Mogi das Cruzes, e mestrado em Ciências, pela USP.

As aulas acontecerão nos dias 17, 19 e 21 de outubro, respectivamente, segunda, quarta e sexta-feira, das 14h às 18h, com carga horária total de 10 horas.

São oferecidas 35 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Apolo. Após a inscrição on-line, o interessado deverá enviar cópia do RG, em arquivo no formato PDF, para o e-mail ccex-imt@usp.br ou entregá-la pessoalmente na Divisão Técnica Acadêmica do IMT – Prédio I, térreo, das 9h às 16h.

As atividades serão realizadas na Sala Carlos Chagas no 2º Andar do IMT, localizado na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470 – Cerqueira César, São Paulo (próximo à estação Clínicas do metrô).

Mais informações pelo telefone (11) 3061-8639 ou e-mail ccex-imt@usp.br.

1 comentário para Inscrições abertas para curso sobre saúde em viagens, promovido pelo IMT

1. Bárbara Ferreira de Souza's Gravatar Bárbara Ferreira de Souza
    5 de dezembro de 2016 às 18:44 | Permalink

Prezados, Boa Tarde!
    Sou aluna do curso de Gestão em Turismo do CEFET/RJ – Campus Petrópolis e gostaria de saber se já há datas estipuladas para a próxima edição do curso, Valor de inscrição e etc.

No aguardo.
    Att,