Blog da USP - 29/09/2016 - Imprimir Imprimir

EACH realiza vários eventos sobre Gerontologia no mês de novembro

Casal de idosos Maria de Lourdes Ribeiro Bastos e Tertuliano Antonio Ribeiro no quintal da casa.

O casal Maria de Lourdes Ribeiro Bastos e Tertuliano Antonio Ribeiro, no quintal da casa deles. No evento, uma das questões debatidas serão as relações sociais e familiares na terceira idade

Estão abertas as inscrições para o 2º Congresso de Gerontologia da USP, com o tema: “Velhices: temas emergentes nos contextos de bem-estar, relações sociais e familiares”, que será sediado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

O evento é gratuito para os estudantes, professores e funcionários da Universidade, e também para as pessoas que têm 60 anos de idade ou mais – que são o foco dos estudos. A inscrição para esses públicos deve ser realizada até o dia 20 de novembro, pelo formulário.

Para o público externo, o valor da inscrição é de R$30,00 e deve ser feita até o dia 28 de novembro, pelo link. Os interessados em apresentar trabalhos durante o congresso devem realizar inscrição até o dia 23 de outubro, através do e-mail congressogerontologiausp@gmail.com.

Durante o congresso, serão realizados outros eventos da área de Gerontologia: a 7ª Jornada de Gerontologia da EACH, o 5º Seminário de Estágios de Gerontologia da EACH e o 2º Seminário de Gerontologia da Japan International Cooperation Agency (JICA).

A Gerontologia é a ciência que estuda de maneira multi e interdisciplinar o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social. Busca compreender as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico e investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento. O primeiro curso de Gerontologia oferecido no Brasil foi o da EACH, em 2005.

A EACH está localizada na Avenida Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da cidade de São Paulo. É possível chegar facilmente à unidade pela estação USP Leste da linha 12-Safira da CPTM. O acesso para veículos é pela Rodovia Ayrton Senna, na saída do km 17.

Mais informações pelo site do congresso ou pelo e-mail congressogerontologiausp@gmail.com.

(Foto: USP Imagens)