Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 13/10/2016 - Imprimir Imprimir

EERP lança site de Capacitação em Parada Cardiorrespiratória

O atendimento às vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR) é um dos mais difíceis e angustiantes eventos, segundo profissionais da área da saúde; no Brasil é grande o número dessas vítimas: 30% das mortes são por causas cardiovasculares, resultando em quase 300 mil óbitos por ano, segundo dados do Ministério da Saúde

simulação de atendimento 2

No módulo simulação do site, há a reprodução de uma situação de Parada Cardiorrespiratória

Uma nova plataforma on-line foi criada para capacitar profissionais envolvidos no atendimento de vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR). A ferramenta foi desenvolvida pela professora Andrea Bernardes, pela mestra Anazilda Carvalho da Silva e pela mestranda Camila Santana Sampaio, todas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

O trabalho foi realizado como parte da dissertação de mestrado intitulada “Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Capacitação em Parada Cardiorrespiratória”, por Anazilda, sob orientação de Andrea, defendida em agosto deste ano, no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da EERP.

Profissionais e leigos 

Segundo Anazilda, para profissionais da saúde, a plataforma pode ser utilizada como material de estudo e atualização, assim como material complementar para atividades realizadas em sala de aula. Para os leigos, a ferramenta pode enriquecer os conhecimentos, já que disponibiliza informação de forma acessível.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dá ênfase ao atendimento da vítima de PCR, pois contém informações e o passo-a-passo de como realizar os primeiros socorros dessas vítimas, tanto para profissionais quanto para pessoas leigas. Visa, também, aprimorar o conhecimento e colaborar com a melhora da qualidade da assistência ao paciente adulto em Parada Cardiorrespiratória. O site é dividido em sete módulos: Aspectos Históricos, Anatomia e Fisiologia, Biossegurança, Conceitos, Algoritmos, Simulação e Questões. Esses módulos possibilitam um acesso de forma independente e no ritmo do visitante, que avança ou retrocede quando quiser.

Anazilda ainda destaca a relevância desse tipo de plataforma: “A autoaprendizagem de PCR por meio de vídeos e/ou módulos em computador é uma alternativa atual e recomendada pela American Heart Association para a instrução de profissionais e leigos”. A plataforma on-line de Capacitação em Parada Cardiorrespiratória pode ser acessada gratuitamente aqui.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da EERP)

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.