Sala de Visitas - 27/10/2016 - Imprimir Imprimir

USP e China Agricultural University discutem parceria

China Agricultural2

Os dois reitores se comprometeram a organizar um novo encontro em fevereiro do ano que vem

Uma comitiva da China Agricultural University (CAU) foi recebida, no dia 26 de outubro, pelo reitor Marco Antonio Zago e pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto.

Antes de visitar a Reitoria, os chineses conheceram a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) nos dias 24 e 25. Zago lembrou que “em termos acadêmicos, o Brasil ainda não tem uma forte parceria com a China. É hora de mudarmos isso. Acredito que a melhor estratégia para estabelecer uma parceria com a CAU é por meio da Esalq, pois as duas universidades têm excelência nessa área do conhecimento”.

A visita aconteceu um dia após a divulgação do ranking U.S. News Best Global Universities, no qual as duas universidades ficaram entre as cinco melhores do mundo na área de Ciências Agrárias. Segundo o reitor da CAU, KE Bingsheng, “embora o Brasil tenha se tornado um dos maiores fornecedores de produtos agrícolas para a China, a colaboração entre as universidades dos dois países ainda é bastante modesta. Nosso propósito é estabelecer um sólido relacionamento com outras universidades top na área de ciências agrícolas, como a USP”.

Na comitiva chinesa ainda estavam o diretor da Escritório Internacional, Weizhe Feng, e os professores Yijun Han e Chunwen Xiong.

No final da reunião, os dois reitores se comprometeram a organizar um novo encontro no começo do ano que vem, com uma proposta definida de parceria entre as duas instituições.

(Foto: Ernani Coimbra)