Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 29/11/2016 - Imprimir Imprimir

Seminário sobre geopolítica reunirá especialistas brasileiros e húngaros

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) sediará, no próximo dia 1º de dezembro (quinta-feira), o seminário internacional “Geopolitcs of the Global South: Changing Patterns of Development [Geopolítica do Sul Global: Mudando os Padrões de Desenvolvimento]. O termo Sul Global se refere aos países emergentes.

O seminário, que será realizado das 8h30 às 18h,  é organizado por três Unidades da Universidade – FEA, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Instituto de Relações Internacionais (IRI), em parceria com a Padma Foundation e Universidade de Pécs, na Hungria.

Segundo o professor do Departamento de Administração da FEA, Paulo Feldmann, o estudo da geopolítica vem se transformando nos últimos anos, passando a considerar como variáveis importantes o papel da economia e das corporações. “Nesse evento veremos que o poder político dos governos das nações já não tem a importância que teve no século 20, quando o território e o poder bélico dos exércitos representavam a grande variável”. De acordo com Feldmann, o que define hoje o poder de uma nação é, sobretudo, a capacidade que ela tem de sediar grandes grupos econômicos com atuação global.

Dez especialistas húngaros apresentarão seus trabalhos, além de vários alunos e professores brasileiros ligados às Unidades da USP, que explorarão temas como a questão das minorias étnicas e o nacionalismo europeu e o papel do Brasil na integração sul-americana.

A abertura do seminário terá a presença do embaixador da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly, e o especialista do Itamaraty em Leste europeu, Paulo de Almeida. A programação completa do seminário está disponível no portal da FEA.

O evento é aberto ao público, com apresentações em inglês e sem tradução simultânea. As inscrições podem ser feitas no local. Ao final, os participantes receberão certificados.

(Com informações da Área de Comunicação e Desenvolvimento da FEA)

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.