Blog da USP - 15/12/2010 - Imprimir Imprimir

O pulmão da Universidade

É assim que o professor Rubens Beçak define a importância das atribuições da Secretaria Geral da USP, como o registro dos diplomas e a assessoria aos órgãos centrais

Os diplomas dos estudantes da graduação e pós-graduação da USP e de cerca de 147 instituições particulares passam pela responsabilidade da Secretaria Geral da USP.  Anualmente, são registrados cerca de 33 mil certificados de profissionais de todas as áreas.

Esse aval, que exige apuro técnico, tem como objetivo validar e revalidar diplomas e títulos, evitando também as fraudes e falsificações dos diplomas. “Tem surgido muitas denúncias de falsificações e vendas de diplomas”, observa o secretário geral Rubens Beçak. “Por isso, procuramos desenvolver todas as precauções necessárias no registro dos certificados.”

Beçak explica que, para garantir a segurança dos diplomas da USP, todas as unidades passaram a emitir certificados com um formato padrão e, o mais importante, em papel da Casa da Moeda e numa impressão com apuro técnico que evita fraudes. “Todos os diplomas têm fundo nas cores azul na parte superior e vermelha na inferior e com microtextos em off-set positivo e negativo na cor amarela ao centro, apresentada em faixa horizontal. O selo da República e da USP em calcografia com tinta especial e tarjas amarelas com microtextos são algumas das características de segurança.”

Para garantir ainda mais a segurança e credibilidade dos diplomas, o secretário explica que está desenvolvendo um projeto pioneiro com a Divisão de Informática, para que os certificados tenham também uma versão digital. “Os formandos receberão, além do diploma em papel, uma espécie de cartão com chip e senha, que darão acesso à versão digital. Essa versão, além dos dados do certificado normal, irá informar sobre toda a vida escolar do aluno, incluindo as disciplinas cursadas. Estamos pesquisando a viabilidade dessa versão digital, que será a primeira no mundo. Acredito que vai facilitar o cotidiano dos graduados, mestres e doutores.”

Atribuições

Beçak é professor da Faculdade de Direito, em São Paulo, e da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, ambas da USP, e assumiu a Secretaria Geral no início da gestão do reitor João Grandino Rodas. “A Secretaria Geral é o pulmão da USP”, considera.

Quando assumiu a função, o advogado paulistano, que se graduou nas Arcadas em 1982, passou a ter uma visão mais detalhada do universo da USP. “Nós assessoramos os órgãos centrais da Universidade. Damos todo o suporte necessário para as comissões, desde os serviços de copa, que tornam as reuniões mais aprazíveis. Auxiliamos nas reuniões do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais. E também coordenamos os serviços auxiliares relativos às unidades acadêmicas.”

Diante dos 7 mil processos que passam semanalmente pelo órgão que dirige, o professor comenta que a Secretaria Geral é um “órgão adjetivo e não substantivo”. “Nós agilizamos e encaminhamos os pedidos da Universidade.” Quando a reivindicação está dentro de suas atribuições, a Secretaria atende às unidades, mas ela também ajuda no encaminhamento dos pedidos para os órgãos competentes. “Procuramos atender com eficiência e rapidez, auxiliando nas dúvidas dos professores, alunos e funcionários.”

A Secretaria Geral da USP fica à disposição pelo e-mail sg@usp.br. Mais informações pelo telefone (011) 3091-3414 e 3091-3415.

(Matéria publicada na edição nº 911 do Jornal da USP)