USP faz parceria com Google para uso do G Suite for Education

Tais recursos incluem o uso ilimitado dos serviços de e-mail, com controle de spam, calendário, contato, comunicação digital, armazenamento e compartilhamento de documentos.

 09/12/2016 - Publicado há 7 anos
Por

A USP e a Google firmaram um termo de cooperação que possibilitará a alunos, alumni [ex-alunos], docentes e servidores técnicos e administrativos da Universidade a utilização dos recursos que compõem a ferramenta G Suite for Education. Tais recursos incluem o uso ilimitado dos serviços de e-mail, com controle de spam, calendário, contato, comunicação digital, armazenamento e compartilhamento de documentos.

Para os membros da comunidade universitária, a cooperação possibilitará armazenamento ilimitado de dados na nuvem e acesso e administração do e-mail USP por mecanismos iguais ao Gmail, customizados para o ambiente da Universidade.

A parceria proporcionará economia de aproximadamente R$ 6 milhões por ano, que seriam gastos pela USP para  manter o serviço de gerenciamento das mensagens.

Todos os e-mails @usp.br serão paulatinamente transferidos para o novo sistema e os usuários continuarão com o mesmo endereço que já possuem. O processo de transição será realizado em duas etapas. A primeira será a da transferência da conta, em que todas as novas mensagens poderão ser lidas no novo sistema. A segunda corresponde à transferência das mensagens anteriores, que serão migradas gradualmente. O atual serviço de e-mail continuará disponível aos usuários, até novembro de 2017, para consultas aos e-mails anteriores à data de migração.

O projeto piloto terá início a partir do dia 2 de janeiro de 2017, com os servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Adicionalmente, a partir dessa data, as novas contas de e-mails de alunos, alumni [ex-alunos], docentes e servidores da USP já serão criadas na nova plataforma USP-Google.

A partir de fevereiro de 2017, o novo ambiente USP-Google será disponibilizado para que os usuários USP com e-mails @usp.br optem pela migração até maio. Após essa data, os e-mails serão automaticamente migrados pela STI para o novo ambiente USP-Google. As contas institucionais, tais como sti@usp.br, serão migradas a partir de março.

A partir de abril, serão migradas as contas mantidas pela STI e gerenciadas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa. Neste caso, a STI entrará em contato com cada Unidade para planejar conjuntamente as atividades de migração. As Unidades que não mantêm contas hospedadas no ambiente da STI e que desejarem migrar suas contas para este ambiente deverão entrar em contato com a Superintendência a partir de março.

Detalhes e informações sobre o novo ambiente USP-Google, bem como orientações do processo de migração de e-mails, podem ser consultados no site do programa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.