Blog da USP - 13/12/2016 - Imprimir Imprimir

capa livro espaco_publico_mauro_calliari_600px

Em cinco capítulos, o livro conversa com estudantes, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais (Ong), sociedade civil e interessados

No dia 14 de dezembro, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila, o aluno de doutorado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Mauro Calliari, lança o livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”, da Bei Editora.

Na obra, Calliari se propõe a responder três grandes questões ligadas à convivência nas metrópoles atuais: o que é um espaço público, qual a relação de São Paulo com seus espaços públicos e qual a importância de se discutir espaços públicos no contexto de cidade contemporânea.

Segundo o autor, que atua na área de mobilidade a pé e é membro do Conselho de Política Urbana de São Paulo, “há uma evidente preocupação das pessoas na retomada do uso do espaço público: movimentos de ocupação de praças e ruas, debates acalorados sobre a destruição dos símbolos da cidade dividida, como o Minhocão, a retomada do carnaval de rua, os parklets (são minipraças instaladas no espaço de uma vaga de carro que chegaram ao Brasil em 2013), as ciclovias, o Plano Diretor e vários outros exemplos”.

Mas, segundo o autor, o fenômeno de São Paulo não é isolado. “Várias cidades ao redor do mundo estão rediscutindo o papel do carro, a importância de seus espaços, a preservação do patrimônio e até botando abaixo viadutos em nome da urbanidade.  A sugestão de uma base de conhecimento comum sobre o espaço público e sobre a história da cidade é o ponto de partida desse livro”, explica.

Calliari é aluno de doutorado da FAU, com foco em História dos Espaços Públicos, autor do blog “Caminhadas Urbanas”, do jornal O Estado de S. Paulo, e colunista do Arq.Futuro.

Durante o lançamento, o autor também fará um bate-papo com o público no auditório da Livraria, localizada na Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena, São Paulo.  Mais informações pelo telefone (11) 3089-8860.

Prêmio APCA

1MG_4421_23_(Custom)

No projeto, o  desnível entre a entrada e o edifício principal foi vencido por uma passarela que dá continuidade entre o espaço público e o pavimento onde está grande parte das atividades didáticas

Outro aluno de doutorado da Faculdade, Valério Pietraroia, foi anunciado, no dia 30 de novembro, como o ganhador do  prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria Arquitetura, na área Obra de Arquitetura, com o projeto “Escola Senai São Caetano do Sul”, desenvolvido em parceria com Claudia Nucci pelo NPC Grupo Arquitetura.

Esse mesmo projeto recebeu menção na categoria edifícios institucionais, no Prêmio AsBEA 2012, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. O tema do projeto guarda características que associando preocupações do programa educacional com atividades industriais, embora conflitantes, se completam.

Além de estar cursando a pós-graduação na FAU, Pietraroia também é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma Faculdade e é sócio do escritório NPC Grupo Arquitetura.

A cerimônia de entrega do prêmio APCA será realizada no primeiro quadrimestre de 2017, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, em São Paulo, em data ainda não definida.

1 comentário para Alunos de doutorado da FAU têm destaque: um lança livro e outro ganha prêmio APCA

1. 15 de dezembro de 2016 às 7:45 | Permalink

Isto só vem para enriquecer os conhecimentos científicos parabens