Blog da USP - 20/12/2016 - Imprimir Imprimir

Inscrições abertas para mestrado profissional em Ciências Ambientais da EESC, até dia 30/12

O Polo USP do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb), localizado na Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC) da Universidade, recebe inscrições para o processo seletivo do mestrado profissional, até o dia 30 de dezembro.

O Programa tem como objetivo geral possibilitar a formação continuada de professores da educação básica e também de profissionais que atuem em espaços não formais ­­– como museus, jardins botânicos, centros de ciências – e/ou não escolares, além daqueles envolvidos com divulgação e comunicação das ciências.

Para isso, a rede buscará contribuir no aprimoramento de práticas pedagógicas utilizando-se do contexto ambiental além de realizar pesquisas na área das ciências ambientais no espaço da escola de ensino básico, promovendo o fortalecimento da produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados à temática. O Profciamb é, assim, uma ponte de integração das universidades com as escolas de educação básica.

As atividades do mestrado profissional serão iniciadas em março de 2017. São oferecidas 21 vagas no total, para duas linhas de atuação: Ambiente e Sociedade e Recursos naturais e tecnologia.

A coordenação é do professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC, Tadeu Fabricio Malheiros, e, além da USP, também é composta pelas seguintes universidades: Federal do Paraná (UFPR), Federal de Pernambuco (UFPE), Federal de Sergipe (UFSE), Federal do Amazonas (UFAM), Federal do Pará (UFPA), Estadual de Maringá (UEM), Estadual de Feira de Santana (UEFS) e de Brasília (UnB).

O edital completo pode ser acessado pela página do Programa. Mais informações pelo e-mail mprofciamb@gmail.com.

Mestrado profissional na USP

O mestrado profissional, assim como o mestrado e o doutorado, é um curso de pós-graduação stricto sensu, mas que alia boa formação técnica e gestão. Atualmente, na USP há 24 programas desse tipo, sendo três em rede nacional: Profmat, mestrado profissional em Letras (Profiletras) e mestrado profissional para o Ensino das Ciências Ambientais (Prociamb).

(Com informações da Assessoria de Comunicação da EESC)