Blog da USP - 22/12/2016 - Imprimir Imprimir

FEARP e Unicamp elaboram cartilha sobre crédito consignado

O Projeto Pé-de-Meia, iniciativa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP e o Programa de Autonomia Financeira (Proaf) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se uniram para o desenvolvimento de ações baseadas em educação financeira.

FEARP - cartilha crédito com UnicampO primeiro resultado dessa parceria foi o lançamento da cartilha “Crédito consignado – um guia rápido”, com versões on-line e impressa, no final de novembro. O material contém dicas rápidas, úteis e de fácil compreensão sobre crédito consignado, além de ajudar no controle do orçamento do usuário.

O objetivo da união entre FEARP e Unicamp é aproveitar as distintas experiências e criar matérias de livre acesso. A parceria começou a ser estabelecida no início de 2016, com reuniões entre as equipes, seguidas de apresentação do Projeto Pé-de-Meia aos funcionários da Unicamp.

A equipe responsável pela elaboração da cartilha na FEARP foi formada pelas alunas Anna Kofler, Brenda Rangel e Francine Pinheiro e pelo Clube de Mercado Financeiro, sempre supervisionada pela Coordenação do Projeto Pé-de-Meia. Pela Unicamp, a equipe foi composta por Camila Caroline Ferreira, Erika Bueno, Frederico Matias Bacic e Maria Alice da Cruz Paula.

Clique aqui para conferir as dicas da cartilha “Crédito consignado – um guia rápido”.

Mais informações pelo telefone (16) 3315-3888.

Pé-de-Meia e Proaf

O projeto Pé-de-Meia foi criado em 2010 pela organização estudantil Clube de Mercado Financeiro (CMF), que é formada pelos alunos da FEARP, e foi desenvolvido sob a supervisão do professor do Departamento de Economia da FEARP, Alexandre Chibebe Nicolella. O objetivo do projeto é difundir conhecimento sobre mercado financeiro, levando educação financeira de uma forma dinâmica e intuitiva para a população brasileira. Em 2015, recebeu o prêmio de Melhor Projeto na categoria Humanidades do 5º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão Universitária da USP.

O Proaf é uma iniciativa do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), em parceria com a Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp, que visa proporcionar aos servidores da Universidade e seus familiares ações que viabilizem a reorganização orçamentária e a conquista da autonomia financeira.