Curso no Parque CienTec ensina conceitos básicos de meteorologia

São oferecidas 40 vagas. Os interessados devem se inscrever até 18 de janeiro e pagar uma taxa de R$ 60

13/01/2017 - Publicado há 7 anos
Estação Meteorológica do IAG no Parque Cientec - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Estação Meteorológica do IAG no Parque CienTec – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Estão abertas, até dia 18 de janeiro, as inscrições para o curso de difusão Explorando a Meteorologia I, oferecido pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, com a Estação Meteorológica do instituto.

O objetivo do curso é transmitir conceitos básicos de meteorologia em linguagem adequada a professores do ensino médio, bem como ao público interessado, apresentando novas abordagens para o ensino de meteorologia que podem ser usadas num processo de ensino interdisciplinar, e na compreensão dos fenômenos que ocorrem na atmosfera.

Diversos conteúdos serão abordados, como as camadas da atmosfera, perfil da temperatura, umidade relativa, pressão atmosférica, vento, precipitação, insolação, radiação, evaporação, observações meteorológicas, classificação e observação de nuvens, estações do ano, efeito estufa, camada de ozônio, tempestades: relâmpagos e trovões, tornados, trombas d’água e furacões.

As aulas ocorrerão de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas, com carga horária total de 15 horas. São oferecidas 40 vagas. Os interessados devem realizar inscrição pelo Sistema Apolo até o dia 18 de janeiro e pagar uma taxa de inscrição de R$ 60 através do boleto bancário que será enviado por e-mail. A matrícula será efetivada após a confirmação do pagamento pela instituição bancária.

As atividades serão realizadas na Estação Meteorológica do IAG, localizada dentro do Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), na Av. Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico), São Paulo.

Mais informações pelos telefones (11) 5077-6344 / 6315, com Magda, Mário ou Samantha, ou por e-mail magdasfs@usp.br.

Da Assessoria de Imprensa da USP

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.