Blog da USP - 07/06/2011 - Imprimir Imprimir

Biblioteca da Poli inaugura espaço que abrigará acervo pessoal de ex-docente

O professor Victor de Mello, uma referência na engenharia geotécnica mundial, manifestou em vida seu desejo de doar sua biblioteca pessoal para a Escola Politécnica (Poli), onde lecionou por anos no Departamento de Estruturas e Geotécnica. No dia 9 de junho, quinta-feira, às 11h, seu desejo será concretizado, com a inauguração do “Espaço Victor de Mello”, nas dependências da Biblioteca da Engenharia Civil – uma das sete bibliotecas setoriais da instituição.

Para abrigar sua biblioteca pessoal, foi necessário um projeto de harmonização do espaço na biblioteca, pois o professor Mello não queria que suas obras ficassem diluídas com os demais livros. Pois eles são recheados de comentários, que trazem muita história. Há também dados técnicos de seus projetos que agora estão disponíveis para consulta, além de sua biografia.

No total, foram incorporados 1.650 volumes de livros, além de aproximadamente 5 mil fascículos de periódicos. Boa parte das publicações retrata um pouco da sua trajetória profissional, uma vez que ele participou das discussões de projeto e construção de praticamente todas as grandes hidroelétricas e outras barragens do Brasil e da America Latina; atuou nas obras dos metrôs de São Paulo e do Rio de Janeiro, de inúmeras obras portuárias e costeiras, e de grandes escavações para minerações, rodovias e ferrovias.

(Com informações do Serviço de Comunicação Social da Poli)