NESTA EDIÇÃO

 

 

 


“Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, “Dentro da Noite”, de João do Rio, “O Gerente”, de Carlos Drummond de Andrade, “Teleco, o Coelhinho”, de Murilo Rubião e “A Luz é como Água”, de Gabriel García Márquez. Os cinco contos têm a crueldade como elemento de ligação do espetáculo Verdades, Canalhas que, depois de temporadas no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e Teatro da USP (Tusp) e participação em vários festivais (muito premiado), volta aos palcos de São Paulo, no Teatro Cultura Inglesa.
Para conduzir a história, um repórter brinca com a idéia de sensacionalismo e de verdadeiro, narrando os contos como se fossem verdades absolutas, só que impressas em folhas da imprensa marrom. Assim, é o público que deve analisar e tirar suas próprias conclusões. O jornalista foi retirado de dois contos, “A Luz...” e “Dentro da Noite”, e substituiu personagens dos outros três textos, aparecendo tanto em vídeo quanto no palco. é uma forma de indagação sobre os valores éticos impingidos pela mídia.
Aliás, o cenário, todo recoberto de jornal, também é uma referência à mídia. Aparecem ainda tons de vermelho, representando o sangue, a crueldade. Na trilha sonora, música instrumental do americano Tom Waitts, e no figurino, premiadíssimo, de Cláudia Schapira, acessórios da década de 50 e 60, como chapéu, estola e blusas, que os atores colocam e tiram a cada quadro.

Verdade ou mentira

O espetáculo começa com o jornalista informando ao público — ele sempre se dirige à platéia — que tudo pode ou não ser verdade. Entram em cena os quatro atores da Cia. Provisório-Definitivo representando as crianças do conto fantástico “A Luz é Como Água”: Mano e Zeca ganham um barco de presente do pai e resolvem fazer da luz a água para poderem navegar com suas amigas Dedé e Bibi. Mas não sabem controlar a felicidade de verem objetos dourados flutuando nessa água, até que se afogam. Aparece então o jornalista relatando a morte de quatro crianças por afogamento embora estivessem no 8º andar de um prédio.
Em “O Gerente”, Samuel, gerente de um banco importante, é acusado de morder o dedo de senhoras, mas não há provas que o incrimine. Em todos os casos, algo ocorre no exato momento em que ele se inclina para beijar a mão de uma mulher. Rodolfo, personagem de “Dentro da Noite”, tem a estranha mania de alfinetar os braços de sua noiva Clotilde até que sua obsessão toma grandes dimensões e os hematomas e feridas são descobertos por sua sogra, que o afasta de sua casa. Ele não encontra outra solução senão atacar outras vítimas...
Outro conto fantástico, “Teleco, o Coelhinho”, é o último a ser apresentado. Nele, Teleco é um coelho mágico que consegue se transformar em outros animais. Ele conquista um dono, um homem solitário, e logo arranja uma namorada, transformando-se em um canguru rebelde e asqueroso. Seu dono expulsa o casal e Teleco é obrigado pela namorada a trabalhar em um circo. Doente e arrependido, volta para o dono, que ao pegá-lo no colo percebe que segura em seus braços uma criança morta.
Nos intervalos das quatro histórias, são exibidos em vídeo fragmentos de “Felicidades Clandestinas”, com a interpretação de duas crianças, que vivem as personagens. No texto, uma criança pede o livro emprestado a outra, que vai protelando sua decisão de emprestar até que, no final, manda que ela compre o livro. Uma história real vivida pela própria Clarice Lispector, que quando criança era muito pobre e pediu emprestado um livro a outra menina, filha de donos de livrarias.
Assim, a crueza humana se apresenta em várias formas, seja em personagens cruéis por si mesmos, ou na crueldade como mote dos textos.

O espetáculo Verdades, Canalhas fica em cartaz até 2 de maio, quartas e quintas, sempre às 21h, no Teatro Cultura Inglesa (r. Deputado Lacerda Franco, 333, tel. 3814-0100). Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]