ESTUDOS CLÁSSICOS
O homem antigo e o novo
É tempo de reflexão sobre cultura clássica, técnicas pedagógicas, língua portuguesa-brasileira, livros e editoração. De 22 a 26, a Faculdade de Educação reúne especialistas para reexame de idéias de pensadores gregos e latinos e sua importância para os educadores modernos. Em destaque as obras de Homero, o teatro grego e a filosofia de Platão, que tanto contribuíram para a formação do homem antigo. No mesmo período, estará montada no saguão da faculdade a exposição “Grécia e Roma — Vida e Educação”, mostrando cenas da vida cotidiana relacionadas com a educação nessas civilizações. A propósito da cultura clássica, um professor da Unicamp com doutorado na USP, Paulo Sérgio de Vasconcellos, acaba de lançar pela Humanitas, editora da FFLCH, uma obra em que ensina a ler em profundidade a poesia de Virgílio, especialmente a Eneida. Virgílio retoma idéias de poetas gregos, sobretudo Homero, e para entendê-lo sem acusá-lo de plagiário é preciso um trabalho de arqueologia cultural. Tema mais polêmico, o do idioma português-brasileiro, é retomado pelo escritor e lingüista Marcos Bagno. Segundo ele, a gramática da língua
portuguesa, distante da língua falada no Brasil, é um instrumento de discriminação e exclusão social, sendo provável que dentro de 500 anos portugueses e brasileiros não se entendam mais. A Bienal do Livro de São Paulo começa no final do mês.
O jornal traz algumas sugestões
de leitura, enquanto alunos da Escola de Comunicações e Artes escrevem sobre os 30 anos do curso superior de Editoração da
ECA e o papel do editor
.especial>>

EDUCAÇÃO
Ensino médio terá apoio permanente
A partir de agora, o apoio da USP ao ensino médio
será sistemático e permanente, garante a pró-reitora da Graduação, professora Sonia Teresinha Penin. Até
outubro, serão treinados cerca de 2 mil professores da
rede estadual nas áreas de português, matemática e
ciências, mediante aulas a distância e presenciais em finais
de semana. O custo do projeto eleva-se a R$ 4 milhões,
parte dos quais será usada na compra de material didático
e equipamentos para videoconferências.
universidade >>





VAMOS
em DESTAQUE

Maria Madalena
Peça conta a tortuosa trajetória da personagem bíblica e está em cartaz neste e no próximo fim de semana na Sala Protótipo do Departamento de Artes Cênicas da ECA. O texto foi retirado de um dos nove contos de Fogos, da autora francesa Marguerite Yourcenar.
Dia do Índio
Nesta semana acontece uma programação especial em comemoração ao Dia do índio. São exposições, exibição de filmes e até peça teatral. É só seguir as ilustrações.
Roteiros e festival
São dois roteiros nesta edição: concurso se cursos E destaque para o Festival Brasil da Bossa em homenagem a Tom Jobim, que traz exposição, shows, filmes e performances no Sesc Vila Marianak.
 
  NESTA EDIÇÃO

 

 



e-mail para

jornausp@edu.usp.br




 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]