PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Karuanas, coreografia que une dança e tecnologia
Territórios da Dança

O Sesc Consolação promove nesta semana evento que pretende aproximar o público do universo de pesquisa e criação em dança. Territórios da Dança – inspirado em Klauss
Vianna (1928-1992), pioneiro ao propor uma corporalidade cênica à luz – traz espetáculos seguidos de bate-papos, além de workshops e debates. Na abertura, nesta terça, a partir das 18h, coreografias e criações improvisadas interpretadas por jovens estudantes de dança contemporânea, como Do amor e outros demônios; na quarta, às 19h, Compêndio para a Velhice, que expõe a memória como um estado cênico, com direção e interpretação de Lu Favoreto; na quinta, às 19h, o tema Dança e Tecnologia traz Karuanas, coreografia que parte da relação do corpo com o espaço, concepção e interpretação de Marines Calori e Andréa Fraga (Núcleo Tecnopathos) e direção de Patrícia Noronha. Na sexta e sábado, serão apresentados solos seguidos dos espetáculos que se repetem: Inscrito e novamente Compêndio para a Velhice; e Corpo Sentado e Karuanas; e no domingo, às 19h, o solo Túfuns, projeto de dança e teatro inspirado nas obras do poeta maranhense Ferreira Gullar, com concepção e interpretação de Mariana Muniz; seguido de Il Mare, homenagem à contemplação do mar, com concepção e interpretação de Beth Bastos. Há ainda o debate O Ensino da Dança a partir dos questionamentos levantados por Klauss Vianna sobre os processos de ensino e formação em dança (terça, às 20h) e workshops no sábado e domingo, que vão abordar temas como Consciência Corporal e Dança Clássica e História da Dança – Trilhas Cotemporâneas (inscrições antecipadas). O Sesc fica na r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 3234-3000. Os ingressos para os espetáculos custam R$ 10,00, valor também da taxa de inscrição dos workshops.

Livro de Lina Bo Bardi

Nesta quarta, às 20h, acontece no Sesc Pompéia o lançamento do livro Lina Bo Bardi – Sutis Substâncias da Arquitetura (400 págs., preço ainda não definido), uma co-edição Romano Guerra e Gustavo Gili, de autoria da arquiteta Olivia de Oliveira. Na ocasião haverá palestra com a autora sobre a obra de Lina Bo Bardi (às 20h30); ainda no hall do teatro podem ser vistas fotos, plantas e desenhos da arquiteta. No mesmo local, várias leituras dramáticas de textos em prosa e poesia de Florbela Spanca (1894-1930) integram o evento Trocando Olhares, título do manuscrito com 88 poemas e 3 contos do Livro de Mágoas e Sóror Saudade; com Mariana Muniz e direção de Cláudio Gimenez (nesta quarta e dias 15 e 22 de março, sempre às 20h30, com entrada gratuita). O Sesc Pompéia fica na r. Clélia, 93, tel. 3871-7700

Escolher a Montanha

A autora Yolanda Gloria Muñoz Gamboa se propôs a verificar como Paul Veyne escreve por metáforas, como seu pensamento se desenha através de imagens, em Escolher a Montanha – Os Curiosos Percursos de Paul Veyne (Associação Editorial Humanitas/Fapesp, 511 págs., R$ 45,00). É a versão integral e sem alterações de sua tese de doutoramento em Filosofia, defendida em 2000 na USP. “Ela escolheu uma família de metáforas (...) não queria apenas discutir as idéias de Veyne. Pensava, também – e de fato o fez –, entrar em contato com as imagens, as figuras com que ele trabalhava”, diz Renato Janine Ribeiro, na apresentação do livro. O lançamento acontece nesta quarta, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073, tel. 3170-4033).

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]