PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Publicações inéditas de Paulo Mendes da Rocha

A Cosac Naify lança nesta terça duas publicações inéditas sobre a obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor de 2006 da láurea máxima da arquitetura mundial, o Prêmio Pritzker, oferecido pela Fundação Hyatt (EUA). No livro Paulo Mendes da Rocha – Projetos de 1999-2006 (160 págs., R$ 99,00, edição bilíngüe português-inglês com 212 imagens em cores e P&B), organizado pela historiadora Rosa Artigas, revela a intensidade de sua obra nos últimos anos, abarcando 15 projetos inéditos, como o Sesc 24 de Maio e Galeria Leme (São Paulo), a Capela de Nossa Senhora da Conceição (Recife), o Parque do Engenho Central (Piracicaba), além do Plano Diretor para Universidade de Vigo (Espanha) e os Estudos para a Postulação de São Paulo para sediar os Jogos Olímpicos de 2012 – neste último, os rios Tietê e Pinheiros estruturam e ligam os diferentes núcleos programáticos, possibilitando a requalificação do tecido urbano de toda a várzea. Além das obras reproduzidas em fotos, croquis e desenhos, há também uma entrevista de Paulo Mendes da Rocha concedida aos arquitetos e seus colaboradores Guilherme Wisnik e Martin Corullon, em que ele relaciona a importância do Prêmio Pritzker com o papel fundamental que a escola da arquitetura tem no âmbito da universidade, e relembra a contribuição dos mestres Vilanova Artigas, Roberto Burle Marx, Affonso Eduardo Reidy e Oscar Niemeyer. O outro livro, Maquetes de Papel (64 págs., R$ 28,00), tem como base uma aula e oficina ministrada por Paulo Mendes da Rocha. Foi em abril de 2006, em Curitiba, na recém-inaugurada Casa Vilanova Artigas, que convidado para apresentar seus trabalhos resolveu falar e oferecer uma oficina sobre maquetes. Nela, revela como elabora as soluções de seus projetos, indica algumas de suas premissas criativas e discute questões contemporâneas envolvidas no projeto de arquitetura. O lançamento acontece às 20h, na FAU Maranhão (r. Maranhão, 88, Higienópolis, tels. 3256-7688 e 3257-7986).

Vídeos sobre teatro

O Tusp acaba de inaugurar uma programação permanente de exibição de vídeos sobre teatro. Neste mês, com a colaboração do Instituto Goethe, serão apresentados trabalhos de diretores alemães contemporâneos: Emilia Galotti, Gotthold Ephraim Lessing, o mais forte que há no momento em Berlim segundo a crítica dessa encenação de Michael Thalheimer, que vai da esperança para desesperança, da sorte para a infelicidade e da razão para a loucura (nesta terça); 3 von 5 Millionen, nova peça de Fritz Kater, baseada no livro De Três Milhões Três, de Leonhard Frank sobre o desemprego no auge da crise econômica mundial (dia 21); e Pablo in der Plusfiliale, de René Pollesch, que sempre trata dos temas neoliberalismo e globalização em seus espetáculos (dia 28). A Companhia do Latão também está promovendo uma série de atividades em comemoração de seus 10 anos, no Tusp. Nesta quarta, às 20h, acontece o lançamento do CD Canções de Cena II, com show de artistas e convidados. O disco traz temas musicais, canções e experimentos vocais dos mais recentes espetáculos da companhia, entre eles Visões Siamesas e Equívocos Colecionados. Ainda em agosto, haverá projeções dos vídeos: Equívocos Colecionados, com comentários de Sérgio de Carvalho (dia 22, às 20h); e O Nome do Sujeito, com comentários da equipe de realização (dia 29, às 20h). O Tusp fica na r. Maria Antonia, 294, Vila Buarque. Mais informações pelo tel. 3255-7182, ramais 40 a 43. Tudo com entrada franca.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]