Estudo da Interação Dinâmica de Veículos em Pavimentos Irregulares

 

O estudo da interação dos veículos automotores com a pista é fundamental para decidir as características mais relevantes para o projeto. Em geral, cada veículo reage de uma forma única quando em movimento sobre um pavimento irregular, logo é necessário prever este comportamento ainda na fase de projeto, a fim de evitar ou melhorar certas características da suspensão do sistema veícular. O estudo das relações de cada item do sistema de suspensão e a sua respectiva contribuição para a segurança e o conforto é cada vez mais necessário para o aprimoramento dos sistemas atualmente existentes.

Autor: Marcelo Del Valhe Martins Batista

Titulo: modelo dinâmico de veículos em pavimetos irregulares. Departamento de Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da USP, São Paulo, TCC, 2010

 

Geração do Perfil de Estrada
Atualmente, a análise da dinâmica dos veículos e suas suspensões é de grande valor com o aumento da importância dada pelos consumidores ao conforto. O conforto está extremamente ligado às vibrações a que os passageiros são expostos e a principal fonte de vibração nos automóveis é a irregularidade do piso. Dessa forma, para possibilitar boas análises dinâmicas é necessário ter bons modelos de estradas.

Uma importante ferramenta para essas análises é a geração de perfis aleatórios de elevação com base na classificação do tipo estrada de acordo com a norma ISO 8608:1995.

 

Para mais informações consulte o trabalho de Eduardo Moretti e Guilherme Fernandez Baptista
MODELAGEM E PROJETO DE UM SISTEMA DE CONTROLE ÓTIMO DA SUSPENSÃO SEMI-ATIVA DE UM AUTOMÓVEL

Publicações

Vehicle Vibration Response Subjected to Longwave Measured Pavement Irregularity. Journal of Mechanical Engineering and Automation 2012, Vol. 2, n° 2, pp. 17-24.

Vehicle Dynamic Response Due to Pavement Roughness (2011) Journal of the Brazilian Society of Mechanical Science & Engineering (2011) Vol XXIII nº 3, pp. 203-307.

Vehicle Dynamic Safety in Measured Rough Pavement (2011) Journal of Transportation Engineering, Vol. 137, No. 5, May 1, 2011. ©ASCE, pp. 305-310.