Livros

Mudanças Climáticas em Rede

As contribuições e os resultados científicos obtidos durante os oito anos de vigência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas (2009-2017) estão reunidos no livro “Mudanças Climáticas – um olhar interdisciplinar”, que acaba de ser lançado.
Sediado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o INCT foi constituído para fazer frente às demandas do país por pesquisas sobre mudanças climáticas, considerando a grande relevância de se desenvolver capacidade própria de gerar conhecimentos científicos nessa área, em função do potencial impacto no desenvolvimento sustentável do Brasil.
A publicação é dirigida a tomadores de decisão; formuladores de políticas públicas; legisladores em nível federal, estadual e municipal; profissionais de comunicação especializados em ciência ambiental; estudantes de graduação e pós-graduação; e educadores.

A versão digital do livro está disponível para download.

Organizada pelos pesquisadores Carlos Nobre e José Marengo, respectivamente coordenador
e vice-coordenador do INCT para Mudanças Climáticas, o livro aborda 13 temas integradores
vinculados às mudanças climáticas: Observações e Atribuição de Causas da Variabilidade e
Extremos Climáticos; Segurança Alimentar; Segurança Hídrica; Segurança Energética; Saúde;
Biodiversidade e Ciclos Biogeoquímicos; Desastres Naturais; Emissão de Gases de Efeito Estufa;
Dimensões Humanas e Econômicas das Mudanças Climáticas; Zonas Costeiras; Amazônia e
REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação); Modelagem do Sistema
Terrestre; e Cenários Futuros de Clima para Estudos de Impactos-Vulnerabilidade- Adaptação
(IVA). A publicação traz ainda dois capítulos adicionais, sendo um sobre as ações de
disseminação do conhecimento empreendidas pelo projeto e um sobre o uso da evidência
científica na construção do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA). Nos
Anexos, o leitor encontrará o registro de pontos relevantes das discussões da Conferência
Internacional do INCT para Mudanças Climáticas, realizada em setembro de 2016 em São
Paulo.

[e-book] Fundo Amazônia: Cooperação Internacional e Gestão Brasileira

fundo_amazonia

O livro, organizado por Jacques Marcovitch, faz um balanço de cinco anos do Fundo Amazônia. Trata dos erros e acertos do programa criado pelo governo federal brasileiro em 2008 com o objetivo captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento, combate ao desmatamento, promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no Bioma Amazônia.

O Fundo Amazônia resulta de uma colaboração transnacional que experimenta novos modelos de governança colaborativa. Esses modelos derivam de formas híbridas de governança que, além de incluir atores não públicos representativos, geram efeitos de alcance global. Por meio desses novos modelos se espera alcançar resultados que possam inspirar outras iniciativas alinhadas com a sustentabilidade ambiental em outros biomas tropicais. Os estudos, cujos resultados estão publicados nesta obra, integram as atividades do INCT para Mudanças Climáticas INPE/ MCT/CNPq/CAPES/FAPESP e foram realizados no âmbito da FEA/USP. Os ensaios são de autoria de 19 pós-graduandos das seguintes unidades da Universidade de São Paulo: Faculdade de Direito (FD), Escola Politécnica (Poli), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Faculdade de Saúde Pública (FSP) e Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Para mudar o Futuro, mudanças climáticas, políticas públicas e estratégias empresariais

A gênese e a evolução da questão ambiental, com ênfase no Protocolo de Kyoto e seu impacto nas relações internacionais, estão descritas e comentadas neste livro de Jacques Marcovitch, destinado às salas de aula e salas de leitura em geral. A obra flui na habitual linguagem do autor, precisa e clara, podendo ser assimilada tanto por jovens estudiosos do tema como por tomadores de decisões no universo empresarial. O objetivo do livro é o de traçar um panorama sucinto da evolução das discussões que precederam o Protocolo de Kyoto, da emergência de um novo ambientalismo que vem progressivamente incorporando as forças de mercado, identificar as ações voluntárias para a redução da emissão de gases, apresentar uma agenda positiva tendo em vista o horizonte pós-2012 e oferecer uma agenda de prioridades e desafios. Algumas importantes estratégias empresariais adotadas no Brasil e um encontro de idéias com especialistas de diversas formações complementam a obra. O survey focalizando projetos de sustentabilidade mantidos por oito grandes empresas brasileiras, que consta da Parte IX – Estratégias Empresariais do livro, foi atualizado em 2008 em trabalho desenvolvido por pós-graduandos da disciplina Estratégias Empresariais e Mudanças Climáticas do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP, e está disponível neste portal.

 Adquira um exemplar

Crescimento Econômico e Distribuição de Renda

cresc_port

Lançado em 2008, este livro responde a dez questões econômicas e sociais que se tornaram prioritárias para o Brasil e outros países da América Latina: educação, saúde, emprego, habitação, proteção social, infraestrutura, reforma tributária, inovação, comércio internacional e serviços financeiros. A linha comum entre os textos é a preocupação em ultrapassar o diagnóstico e apresentar proposições concretas, mantendo a objetividade que requerem os temas.

A ideia desta publicação ganhou impulso nos preparativos da reunião latino-americana do Fórum Econômico Mundial, em São Paulo. A representação empresarial naquela reunião do Fórum elegeu, entre as respostas, dez prioridades voltadas para uma desejável complementaridade entre desenvolvimento e renda. Cada tema foi depois tratado por especialistas, e são apresentados nos textos aqui reunidos. Este conjunto de ensaios é uma valiosa contribuição da sociedade civil pra o aperfeiçoamento e implantação de políticas públicas impulsionadoras do crescimento com equidade.

Editora EDUSP/Senac.

Adquira um exemplar | English Version

A Gestão da Amazônia

Claro e concreto na abordagem da complexidade amazônica, este livro tem como foco a gestão do grande bioma em seus múltiplos aspectos. Expõe fluentemente as questões dominantes no debate interno ou externo sobre os seus principais desafios: biodiversidade, riqueza hídrica, ideias e projetos, desmatamento, conflitos, quadro social, estratégias empresariais. Isso é feito de forma clara, traço marcante da obra do autor. Divulga-se, igualmente, um survey exclusivo com dez grandes empresas atuantes na Amazônia, com uma minuciosa descrição de suas atividades sustentáveis. Tal conteúdo reflete experiências de gestão ambiental que poderão ser úteis a outras corporações interessadas no desenvolvimento da região. Neste sentido, incorpora-se ao largo espectro de leitores o segmento de executivos do escalão decisório nas empresas e também os estudantes em nível de graduação e pós-graduação.

Adquira um exemplar

Entrevista com o autor para a revista Epochtimes.