núcleo de estudos do livro e da edição

NELE Faz História

Projeções de Filmes, Debates e Lançamentos:
MEMÓRIAS MILITANTES
1, 2 e 3 de abril de 2014

De 1º a 3 de abril a tenda cultural “ortega y gasset”, localizada na Universidade de São Paulo, campus Butantã, abriu sua programação com o evento “Memórias Militantes”. Durante três dias recemos debates, projeções de filmes (curtas, médias e longas metragens de ficção e documentários), lançamento dos novos livros da Coleção “Memória Militante”, editada pela ComArte e mostra de livros.

Não se tratou de um evento estritamente acadêmico, mas de difusão da memória daqueles que lutaram para o fim do regime ditatorial no país. Para tanto, foram propostas cinco mesas redondas acerca de temas como a memória dos militantes que combateram a ditadura civil-militar brasileira, o ai-5, a edição de livros e as (des)continuidades do regime ditatorial após a transição para a democracia. Todos os debates serão iniciados com a projeção de um documento audiovisual. Paralelamente, haverá sessões continuadas e abertas de projeção de filmes ligados à temática da Ditadura.

Além da programação promovida pela Tenda Cultural Ortega y Gasset, houve o lançamento da Coleção Memória Militante, um projeto ComArte, editora laboratório do curso de Editoração da eca-usp. A coleção é coordenada pelos professores da usp Lincoln Secco, Marisa Midori Deaecto e Plinio Martins Filho. O projeto gráfico é assinado pela Casa Rex, o qual recebeu vários prêmios no exterior.

Colóquio:
I SEMANA RUBENS BORBA DE MORAES
11, 12 e 13 de novembro de 2014

Nos anos recentes, com a difusão das bibliotecas digitais, temos observado a generalização crescente da expressão “Brasiliana” para designar uma variedade de acervos e coleções de livros considerados raros. No âmbito da Universidade de São Paulo podemos enumerar algumas coleções inestimáveis pertencentes a este campo de interesse. A Biblioteca Brasiliana “Guita e José Mindlin” é fiel depositária das obras raras que pertenceu a Rubens Borba de Moraes e aos patronos desta novíssima instituição. Com trajetória mais longeva, citamos ainda a guarda de coleções inestimáveis pertencentes ao Instituto de Estudos Brasileiros, à Faculdade de Direito do Largo São Francisco e ao Instituto de Biociências. Por si só a fortuna bibliográfica da usp, senão, suas Brasilianas já nos convidariam a revisitar o legado de nosso homenageado.

O colóquio que inaugura a Semana Rubens Borba de Moraes não poderia, portanto, propor outra temática. “Brasiliana, Brasilianas” buscará refletir sobre o papel de Rubens Borba de Moraes na formação de coleções especializadas – públicas e particulares – assim como pretende chamar a atenção para os múltiplos desdobramentos dos estudos de crítica bibliográfica na pesquisa científica contemporânea.