english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

NEREUS celebra aniversário de 15 anos

O Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (NEREUS) completou 15 anos no dia 02 de dezembro. Várias iniciativas fizeram parte das celebrações, que ocorreram ao longo de 2017. Além das atividades tradicionais do grupo, como a série de seminários “Encontros Semanais”, que contou com 45 apresentações de março a novembro, o grupo de pesquisas promoveu uma série de novas atividades. Além de organizar e sediar o I Latin American and Caribbean Regional Science Association Congress e o XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, no período de 11 a 13 de outubro, o NEREUS é novamente um dos coorganizadores do 5th Economics of Low-Carbon Markets Workshop, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro.

Em julho, o NEREUS lançou um programa de extensão (Programa Nereides) com o objetivo de qualificar recursos humanos na área de Economia Regional e Urbana. Trata-se de outra iniciativa para celebrar os 15 anos do grupo de pesquisas vinculado ao Departamento de Economia da USP. Contando com o trabalho voluntário de professores e pesquisadores do NEREUS, os principais objetivos do programa são (i) treinar pesquisadores na utilização de métodos quantitativos de análise regional e inter-regional, e (ii) promover a colaboração entre pesquisadores envolvidos nas atividades da pós-graduação do IPE-USP e das instituições receptoras. A primeira edição nacional ocorreu em Teresina entre os dias 18 e 20 de julho, e a primeira edição internacional em Rabat, Marrocos, de 10 a 13 de outubro. A programação para 2018 está sendo definida, mas já inclui como prováveis parceiros o Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Ponta Porã, o Departamento de Economia da UNESP, em Araraquara, o Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, além do Departamento de Economia na UNIOESTE, em Toledo. Na arena internacional, as tratativas para 2018 incluem a Universidad Autónoma de Occidente, em Cali, Colômbia, e o Ministério da Economia de Senegal.

O NEREUS estabeleceu também convênio com a Universidad Catolica del Norte, de Antofagasta, no Chile, para intercâmbio de alunos e professores, com financiamento do Ministério da Educação daquele país. Participaram das atividades do NEREUS por dois meses os alunos Juan Alberto Palomino Huapaya (mestrado) e Mauricio Oyarzo Aguilar (doutorado). Os professores André Chagas e Carlos Azzoni visitaram o Chile no âmbito desse programa, apresentando seminários. Está prevista a visita do Prof. Dusan Paredes, daquela universidade, para janeiro próximo.

Professores do NEREUS proferiram conferências em eventos internacionais importantes da área, além das diversas apresentações de trabalhos de pesquisadores vinculados ao grupo. O professor Carlos Azzoni fez a conferência principal do 9º Congresso da SOCHER – Sociedade Chilena de Estudos Regionais, realizado em Termas de Chillan, Chile, entre 27 e 29 de setembro. Fez também a Conferência Magistral do 23º Encontro da AMECIDER – Associación Mexicana de Ciência y Estudos Regionales, realizado em Villa Hermosa, México, entre 27 e 30 de dezembro. O professor Danilo Igliori fez uma das conferências plenárias do I Latin American and Caribbean Regional Science Association Congress, em conjunto com o XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, realizado em São Paulo, no período de 11 a 13 de outubro. Finalmente, o professor Eduardo Haddad proferiu palestras especiais em eventos na África do Sul, Canadá, Equador, Marrocos e Turquia.

Na próxima semana, o NEREUS será representado por vários de seus pesquisadores nos encontros nacionais da ANPEC e da Sociedade Brasileira de Economia que ocorreão em Natal, RN. (Confira abaixo a lista dos artigos selecionados.)

Para coroar as celebrações, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP) foi uma das oito escolas de Ciência Regional do mundo (única no Hemisfério Sul) escolhidas pela Associação Internacional de Ciência Regional (RSAI) para compor a sessão plenária do 12th World Congress of the RSAI sobre “Main Schools of Reginal Science”. A inclusão da USP na lista se deve à atuação do NEREUS!

Vídeo – NEREUS 15 anos

NEREUS na ANPEC-SBE 2017

Artigos selecionados

ANPEC