contato

icons

Teatro da USP é homenageado na Cidade do México

Convidado especial do XX Festival Internacional de Teatro Universitário da Universidade Nacional Autônoma do México, TUSP apresenta a partir desta sexta-feira (1/fevereiro) programação com alunos, egressos, docentes e funcionários da USP.

A 20ª. Edição do Festival Internacional de Teatro Universitário da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), realizado de 1 a 10 de fevereiro, tem como tema o Brasil. Em novembro de 2010, o Teatro da USP recebeu a notícia de que seria homenageado nesse evento que reúne expoentes do teatro universitário e vocacional de diversas partes do mundo e é referência na área. Desde então, começaram a ser planejadas uma série de atividades que se apresentam agora na Cidade do México.

A coordenação das atividades brasileiras é de Ferdinando Martins, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e vice-diretor do Teatro da USP. O evento conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, por meio de seu Edital de Intercâmbio de Atividades Culturais.

A Pro-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, irá proferir conferência na abertura do evento, que conta também com a participação do Grupo 59 e dos professores e artistas Celso Frateschi (diretor do TUSP), Antônio Araújo, Evaldo Mocarzel e Maria Lúcia Pupo.

A participação da USP é também resultado de Acordo de Cooperação Acadêmica celebrado entre a USP e a UNAM e deverá, nos próximos anos, incluir outras atividades relacionadas à cultura, sobretudo universitária, envolvendo os dois países.

Para Ferdinando Martins, “essa atividade, além dos méritos acadêmicos, aproxima os dois países, pois há um desconhecimento sobre as práticas teatrais do México no Brasil e vice-versa”. Além disso, “a USP e a UNAM são universidades parecidas em diversos sentidos e essa cooperação permite que ambas a troca de experiências enriqueça as duas instituições”.
Para Enrique Singer, diretor do Teatro da UNAM, “convidamos o TUSP para participar da organização do festival para que tivessem uma intervenção protagonista”. Sobre os espetáculo apresentados, diz que “há intenção de ambos os lados que as peças entrem em cartaz no México e no Brasil”.

Páginas: 1 2

Trackbacks for this post

1. Agência USP de Notícias » Tusp é homenageado
  2. Teatro da USP é homenageado na Cidade do México | USP - Universidade de São Paulo

Os comentários são agora fechados para este artigo.