contato

agenda

icons

IX Circuito TUSP de Teatro

Entre os meses de abril e junho de 2013, o Teatro da Universidade de São Paulo realiza o IX Circuito TUSP de Teatro. O evento é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas na universidade de São Paulo e conta com a parceria de outros espaços públicos do interior do estado, com os Teatros Municipais e com as seções de atividades culturais dos campi.

Desde 2008, o Circuito oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitário e o público externo. Nesta nona edição o evento será realizado nas cidades de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos com apresentações gratuitas.

No primeiro semestre de 2013, o IX Circuito Tusp de Teatro – teatro sem pausa acontecerá pela 2ª vez num formato concentrado, com três espetáculos convidados – Odisseia, Paraíso em Pedaços e Mateus 10, que serão apresentados em todos os campi onde o TUSP atua, sequencialmente, entre os meses de abril e junho. Com esse formato, a intenção é criar um espaço intenso de contato com uma produção teatral de qualidade, propiciando um lugar de encontro e fervor artístico, gerando debates e evidenciando a formação teatral.

Em síntese, à luz dos espetáculos escolhidos, almejamos lançar ao espectador provocações estéticas que partem do conceito de cultura, tão amplamente estudado nos mais diversos campos de pesquisa. Os três espetáculos tocam aspectos desse universo, abrangendo os costumes, a mitologia, as artes, a indústria cultural, a sociedade de consumo. Em cena são apresentadas possibilidades de transposição desses campos de estudo ao espetáculo teatral – ou seja, do conceito ao objeto.

Os três espetáculos problematizam temas importantes da cultura ocidental fazendo-nos refletir a sociedade de consumo, as relações sociais e para tal, propõem discursos estéticos que se aproximam, se prolongam e/ou se chocam, indo da fábula a performance, do espaço tradicional ao espaço alternativo, do mito aos fatos reais.

O IX Circuito TUSP de Teatro contará ainda com a oficina Composição Teatral: O corpo em cena, ministrada pelo Grupo 59 de Teatro, em cada campi da USP que recepciona o evento. As informações sobre as inscrições serão divulgadas oportunamente.

Clique nos links e confira a programação

Odisseia – Estúdio da Cena
Mateus 10 – Tablado de Arruar
Paraíso em Pedaços – Coletivo C.E.P.

Os comentários estão fechados.