contato

Cerimônia de abertura do evento Arranjos Experimentais ocorre no TUSP

ARRANJOS EXPERIMENTAIS
Cultura Numérica Audiovisual

Será realizada hoje (19/06), a partir das 20h, a Cerimônia de abertura do evento Arranjos Experimentais – Cultura Numérica Audiovisual que reúne apresentações com trabalhos de artistas e pesquisadores de renome nacional e internacional sobre vídeo e performance com tecnologias desenvolvidas para cada trabalho. Coordenado pela professora da ECA/USP e realizadora de cinema e vídeo Patrícia Moran, o seminário e performances integrando o mesmo evento visam criar um espaço de cruzamento entre o pensamento formal da academia e o pensamento artístico.

O evento apresenta em sua primeira edição, seminário com palestras, leituras de portifólio, debates, performances e ainda prevê a publicação de artigos dos palestrantes convidados em livro a ser lançado.

Tendo em vista ampliar e a intensificar o intercâmbio com instituições representativas da produção audiovisual contemporânea, foi estabelecida uma parceria com o Paço das Artes, onde acontecerão as performances no Performa Paço, evento anual da casa dedicado à performances de diversas naturezas. Priscila Arantes, diretora técnica da instituição, delega a curadores o evento que está em sua terceira edição, abrigando as performances, oferecendo apoio financeiro e institucional. O Performa Paço conta com apoio de equipamentos da Tela Mágica Produções. Este ano o Performa Paço conta com a curadoria de Patrícia Moran e VJ Spetto.

A cerimônia de abertura no Teatro da USP contará a com performance do pesquisador e ator Steve Dixon, atualmente Reitor da Escola de Artes Lasalle, em Singapura. Dixon apresentará a performance “Waste Land”.

O Arranjos Experimentais conta com a presença de Ana Carvalho, professora da Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e pesquisadora de live performance; Mia Makela artista e pesquisadora finlandesa. Do departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA estão envolvidos os professores; Arlindo Machado, Esther Hamburger, Eduardo Victorio Morettin, Almir Rosa e Rubens Rewald.

Complementando a programação o CINUSP Paulo Emílio receberá uma mostra de vídeo latino-americano, sob a curadoria de Valentina Monteiro, produtora e curadora em artes visuais e cinema. Por ocasião da abertura da Mostra teremos uma palestra de Valentina.

“Arranjos Experimentais – Cultura Numérica Audiovisual” acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho, com abertura no TUSP, seminário na ECA-USP e performances no Paço das Artes.

É uma iniciativa do Laboratório de Investigação e Critica Audiovisual (LAICA), do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, do TUSP, do CINUSP Paulo Emílio, CNPq e FAPESP. Arranjos Experimentais também conta com o apoio institucional e material da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e o Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA.

Programação Completa

ARRANJOS EXPERIMENTAIS – Cultura Numérica Audiovisual
20h – Cerimônia de Abertura
Performance “Waste Land” Steve Dixon (Singapura)
Local: TUSP

14h – Abertura Seminário
“Escala e corpo no cinema e em outras telas” Mary Ann Doanne (Estados Unidos).
“A desmontagem do dispositivo cinematográfico”Arlindo Machado (Brasil)
Debatedora: Patrícia Moran (USP)
17h – Seminário
“Visual Music – Aspectos de um não-gênero” Cornélia Lund (University of Hamburg) “Instruções para filmes” Kátia Maciel (Brasil)
Local: ECA USP

14h – Palestras
“Do cinema experimental ao cinema performático” André Parente (UFRJ)
“Possibilidades de documentação da composição nas práticas audiovisuais performativas contemporâneas” Ana Carvalho (Portugal)
“Scale and the Body in Cinema and Beyond” Mia Makela (Finlândia)- acho que não é esse o titulo
Debatedora: Esther Hamburger (USP)

17h – Leitura de Portólio
Steve Dixon
Debatedor: Rubens Rewald
Local: ECA USP

PERFORMA PAÇO
20h – Performances
“Medita Maquina” Alexandre Rangel (VJ Xorume), “X=X” VJ 1mpar, “Embolex 99%” Embolex, “Mapping”Carmen Gil

19h – Performances
“Systematic Ilusion” Ana Carvalho, “CorpoSinesis” Almir Almas com participação artística: Rogério Borovik, Paulo Costa, Roger Bacoom, Emilie Sugai, Mestre Griot Alcides Lima e Ceaca, “PI Remix” Caio Fazollin, “Suonombra” Mia Makela

ARRANJOS EXPERIMENTAIS – Cultura Numérica Audiovisual
Data: 19 à 22 de junho

Abertura: TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo
Endereço: R. Maria Antônia, 294 – Consolação – São Paulo
Tel.: (11) 3123-5233 – http://www.usp.br/tusp/

Seminário: ECA-USP Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Unversitária – São Paulo
Tel.: (11) 3091 4071 – http://www3.eca.usp.br/

PERFORMA PAÇO
Data: 21 e 22 de junho
Endereço: Av. da Universidade, 1 – Butantã – São Paulo
Tel.: (11) 3814-4832 – http://www.pacodasartes.org.br/

Mais informações através do site www2.eca.usp.br/laica. Evento Gratuito

Os comentários estão fechados.