contato

agenda

icons

Circuito TUSP de TEATRO – Segundo Semestre 2009

Bauru

Ação Paralela
Memória e Criação
Objetivos: Workshop de construção cênica a partir de memórias pessoais e dinâmicas teatrais. O trabalho consiste no resgate de passagens da vida pessoal mesclados a outros relatos, num formato de contos. Com Rosemeire Póla.
Vagas: 20 participantes
Inscrições: xykoperes@usp.br
Dia: 20 de Agosto
Horário: 18h00 às 20h00
Local:
Centro de Convivência da USP-Bauru
Alameda Octavio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária
Tel.: (14) 3235 8394

Ana-Me – CAC/USP
Contamos, de forma simples e delicada, um dia de uma mulher atemporal. Até sermos surpreendidas por um rosto, uma boca que sorri e deixa de sorrir, um cheiro adocicado, um olhar… Somos inundadas e, junto com a personagem, tentamos retornar à nossa história, ao nosso cotidiano. Ana-Me é livremente inspirado no conto “Amor” de Clarice Lispector.

Ficha-Técnica
Realização: Teatro de Senhoritas
Atuação: Débora Zamarioli, Isis Madi e Sandra Pestana
Criação: Teatro de Senhoritas e Cepeca -
Pesquisa original: Débora Zamarioli
Direção: Teatro de Senhoritas
Orientação: Armando Sérgio da Silva
Figurino: Sandra Pestana
Dramaturgia: Isis Madi
Cenografia: Teatro de Senhoritas
Execução de Cenário: Pedro Hurpia e Teatro de Senhoritas
Colaboração: Diego Martínez
Trilha Sonora: Débora Zamarioli
Produção: Teatro de Senhoritas
Produção Executiva: Sandra Pestana
Fotos: Pedro Hurpia
Apoio: Fapesp / Usp

Duração: 60 minutos
Idade recomendada: livre
Dia: 22 e 23 de Agosto
Horário: 20h00
Local:
Teatro Universitário Dioracy Fonterrada Vieira FOB-USP
Alameda Octavio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária
Tel.: (14) 3235 8394
entrada franca

Ação Paralela
Memória e Encenação
Objetivos: Propiciar a experiência cênica a partir da apropriação de uma memória alheia, descobrindo algumas possibilidades de contá-la, através de jogos e técnicas teatrais. Com o Teatro das Senhoritas.
Vagas: 20 participantes (é necessário ter visto o espetáculo no sábado)
Inscrições: xykoperes@usp.br
Dia: 23 de Agosto
Horário: 13h30 as 16h30
Local:
Teatro Universitário Dioracy Fonterrada Vieira FOB-USP
Alameda Octavio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária
Tel.: (14) 3235 8394

Piracicaba

Ação Paralela
Palestra: “Arte: Corpo, Gênero e Relações de Poder”
Ministrante: Professora Doutora Célia Regina Rossi, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Sexualidades (GSEXS) da UNESP de Rio Claro. Participação da Equipe Técnica da Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM-ESALQ) e do Coordenador do Projeto Vivendo a Diversidade da ONG CASVI Anselmo Figueiredo.
Participação: da Equipe Técnica da Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM-ESALQ) e do Coordenador do Projeto Vivendo a Diversidade da ONG CASVI Anselmo Figueiredo.
Dias: 21 de Agosto
Horário: 12h00
Local: Anfiteatro Salim Simão – Prédio da Horticultura – ESALQ

Separação de Corpos – CAC/USP
Uma mulher, após ser deixada pelo amado, enfrenta diversos estágios emocionais em busca da superação dessa perda. Por meio do contato com os móveis da casa e das lembranças do passado, que desperta sentimentos como desespero, esperança, frustração, alegria, tristeza, desânimo e saudade, ela tenta se reajustar a nova realidade, descobrindo como seguir em frente. Os princípios e as técnicas do Aikido foram os estímulos principais utilizados pela atriz, influenciando sobremaneira as ações físicas, o figurino e o cenário.

Ficha-Técnica
Direção: Renata Mazzei
Assistência e Supervisão: CEPECA
Elenco: Renata Mazzei
Cenário: Renata Mazzei
Dramaturgia: Renata Mazzei e Sandra Carezzatto
Figurino e Adereços: Renata Mazzei e Suzana Alves
Trilha Sonora: Dudu Tsuda

Duração: 60 minutos
Idade recomendada: 18 anos
Dia: 26 e 27 de Agosto
Horário: 20h00
Local:
Teatro Municipal de Piracicaba Dr. Losso Netto – sala 2
Avenida Independência, 277
Tel.: (19) 3433 4952

Aula-demonstração O AIKIDO e o Corpo do Ator: princípios para criação do espetáculo Separação de Corpos, após o espetáculo do dia 26 de agosto.

Roda de conversa: “Treinamento e processo criativo”, com Renata Mazzei e convidada Fátima Monis, após o espetáculo do dia 27 de agosto.

Ação Paralela
Workshop: O AIKIDO e o Corpo do Ator
Proposta: Os princípios e técnicas do AIKIDO são utilizados nesta oficina tanto para a preparação do ator, focando a concentração, flexibilidade e disponibilidade corporais, como para o ato criativo auxiliando-o na construção de ações físicas.
Ministrante: Renata Mazzei, mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo
Público alvo: atores, estudantes de teatro e interessados na experimentação cênica
Informações: (19)3429 4491
Dias: 27 de Agosto
Horário: 12h00às 14h00
Local:
Associação dos Servidores do Campus da USP em Piracicaba – ASCAMPUS
Alameda dos Alecrins, 692 – ESALQ

Pirassununga

Separação de Corpos – CAC/USP
Uma mulher, após ser deixada pelo amado, enfrenta diversos estágios emocionais em busca da superação dessa perda. Por meio do contato com os móveis da casa e das lembranças do passado, que desperta sentimentos como desespero, esperança, frustração, alegria, tristeza, desânimo e saudade, ela tenta se reajustar a nova realidade, descobrindo como seguir em frente. Os princípios e as técnicas do Aikido foram os estímulos principais utilizados pela atriz, influenciando sobremaneira as ações físicas, o figurino e o cenário.

Ficha-Técnica
Direção: Renata Mazzei
Assistência e Supervisão: CEPECA
Elenco: Renata Mazzei
Cenário: Renata Mazzei
Dramaturgia: Renata Mazzei e Sandra Carezzatto
Figurino e Adereços: Renata Mazzei e Suzana Alves
Trilha Sonora: Dudu Tsuda

Duração: 60 minutos
Idade recomendada: 18 anos
Dia: 25 de Agosto
Horário: 20h00
Local:
Centro de Eventos do Campus de Pirassununga

Diálogo com a atriz Renata Mazzei “Treinamento e processo criativo”, após a apresentação do espetáculo.

Ação Paralela
Workshop: O Aikido e o Corpo do Ator
Proposta: Os princípios e técnicas do Aikido são utilizados nesta oficina tanto para a preparação do ator, focando a concentração, flexibilidade e disponibilidade corporais, como para o ato criativo auxiliando-o na construção de ações físicas.
Ministrante: Renata Mazzei, mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo
Público alvo: atores, estudantes de teatro e interessados na experimentação cênica
Informações: (19)3565 4103
Dias: 25 de Agosto
Horário: 14h00às 16h30
Local:
Centro Acadêmico II de Agosto do Campus de Pirassununga

Ribeirão Preto

Ação Paralela
O Coro em Cena a partir do espetáculo musical “Ascensão e Queda da cidade de Mahagonny” de Bertolt Brecht
Workshop: Re-significando objetos: Uma experiência a partir de novos sentidos para o objeto em cena na construção de gags.
O encontro se propõe a apresentar aos participantes procedimentos nas áreas de Música e Teatro para a criação de pequenas cenas musicadas em forma de Coral. Serão utilizadas composições de Kurt Weill, parceiro de criação de Bertolt Brecht.
Convidados: Sergio Alberto de Oliveira – Regente do Coral USP de Ribeirão Preto
Coordenação: Cláudia Alves (Orientadora de Arte Dramática – TUSP)
Vagas: 30 participantes
Inscrições: Casa 3 – DVACEX – Campus da USP
Dia: 19 de Agosto
Horário: 19h00
Local: Casa 3 – edícula – Rua Pedreira de Freitas

Ação Paralela
Leitura Pública do Texto “Ascensão e Queda da cidade de Mahagonny”de Bertolt Brechet e Experimento a Partir do “Jogo Teatral”
Convidados: Participantes das Oficinas de Teatro Coordenadas por Lelo Guazelli (Seção de Atividades Culturais) e Cia Nuvem da Noite/Ribeirão em cena
Inscrições: Casa 3 – DVACEX – Campus da USP
Dia: 21 de Agosto
Horário: 19h00
Local:
Casa 3 – edícula – Rua Pedreira de Freitas

Ação Paralela
Prática X Teoria
Relações entre a obra de Augusto Boal e Bertolt Brechet, além de experiência práticas do Teatro oprimido.
Coordenação: Cláudia Alves (Orientadora de Arte Dramática – TUSP)
Dia: 25 de Agosto
Horário: 10h00
Local:
Espaço Cultural Capela
Av. Bandeirantes, 3.900 – Bairro Monte Alegre – Ribeirão Preto – SP
Campus da USP
Tel.: (16) 3601 3606/0560

Ação Paralela
Teatro no Cinema
Exibição do filme: A opera do Malandro (1985), baseado no espetáculo “A opera dos três vintés”De Bertolt Brechet com músicas de Kurt Weill. Diálogo sobre as produções de Bertolt Brechet e as versões para cinema e teatro de sua obra.
Dia: 25 de Agosto
Horário: 19h00
Local:
Espaço Cultural Capela
Av. Bandeirantes, 3.900 – Bairro Monte Alegre – Ribeirão Preto – SP
Campus da USP
Tel.: (16) 3601 3606/0560

Ascensão e Queda da cidade de Mahagonny – UNICAMP
Três fugitivos encurralados no deserto decidem fundar ali uma cidade, Mahagonny, arapuca que tem como isca o prazer: gim e whisky, garotos e garotas, paz e harmonia. Quatro homens, entre eles Paul Ackermann, enriqueceram cortando lenha no Alasca e chegam à cidade-paraíso para desfrutar tudo aquilo que o dinheiro pode comprar.
Mas logo chega a insatisfação: sempre falta alguma coisa…
Ficha-Técnica
Direção: Marcelo Lazaratto
Assistente de Direção: Carlos Canhameiro
Adaptação: Cia de Teatro Acidental e Marcelo Lazaratto do original de Bertold Brecht
Preparador vocal: Moacir Ferraz
Preparador corporal: Grácia Navarro
Apoio Teórico: Mário Santana
Cenário: Cia de Teatro Acidental
Figurino: Cia de Teatro Acidental e Paula Hemsi
Sonoplastia: Cia de Teatro Acidental e Marcelo Lazaratto
Iluminação: Cauê Gouveia, Pâmella Villanova, Marcelo Lazaratto
Operador de Som: Renato Alves
Operador de Luz: Maurício Albieri

Duração: 105 minutos
Idade recomendada: 18 anos
Dia: 26 de Agosto
Horário: 20h00
Local:
Teatro Municipal de Ribeirão Preto
Praça Alto do São Bento S/Nº – Ribeirão Preto – SP
Tel.: (16) 3625 6841

Diálogo com a Cia. De Teatro Acidental, após apresentação do espetáculo.

São Carlos

Lilá ou o Jogo de Deus – UNICAMP
Na tradição filosófica indiana, Lilá significa “o teatro ou o jogo de Deus”, referindo-se a realidade dos seres humanos, sempre mutável e inesperada. Lilá é um dinâmico espetáculo que mostra realidades humanas, metáforas da vida cotidiana, histórias inexplicáveis e canções d´alma, para compartilhar o mistério de simplesmente estarmos vivos.

Ficha-Técnica
Direção: Elias Cohen
Elenco: Carol Vidotti, Deborah Andrade, Emilene Gutierrez, Fernando Dourado, Leonardo Costa, Lúcia Kakazu e Patrick Amstalden.
Preparação vocal: Se-Rok Park
Coreografias: Elias Cohen
Produção: Suellen Leal
Operação de luz: Suzana Thomaz
Operação de som: Wallyson Rodrigues

Duração: 60 minutos
Idade recomendada: livre
Dia: 05 de Agosto
Horário: 20h00
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735 – São Carlos – SP
Tel.: (16) 3371 4339

Diálogo com o Grupo Quase9 (UNICAMP). Após apresentação do espetáculo.

Ação Paralela – Teatro em Pedaços
Workshop: Re-significando objetos: Uma experiência a partir de novos sentidos para o objeto em cena na construção de gags.
Objetivos: No Teatro contemporâneo a palavra, a luz, o objeto, o corpo e o espaço ganham novas dimensões a partir dos usos que lhe são dados. Esse workshop se propõe a jogar com as diversas possibilidades e sentidos de um mesmo objeto em cena.
Exibição de pequenos trechos de filmes mudos de Buster Keaton e Charles Chaplin.
Coordenação: Cláudia Alves (Orientadora de Arte Dramática – TUSP)
Vagas: 30 participantes
Inscrições no local.
Dia: 12 de Agosto
Horário: 19h00
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735 – São Carlos – SP
Tel.: (16) 3371 4339

Ação Paralela – Teatro em Pedaços
Exibição do documentário: O que é Teatro? De Reinaldo Maia

Objetivos: O filme-documentário, dirigido pelo ator e dramaturgo Reinaldo Maia (falecido em 2009), um dos fundadores do Grupo Folias, servirá como mote para um Bate-Papo a respeito das especificidades de Arte Teatral.
Leitura do Texto: “Homem Coletivo Homem Coletivo”.
Mediação: Cláudia Alves (Orientadora de Arte Dramática – TUSP)
Dia: 27 de Agosto
Horário: 15h00 às 17h00
Local: Centro Cultural da USP – CCSC
Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – Campus da USP de São Carlos
Tel.: (16) 3373 9106

Os comentários estão fechados.