contato

agenda

icons

Workshop Apropriação de Texto e Criação da Fala Cênica

Ministrada por Rejane K. Arruda, a oficina pretende trabalhar o ato de apropriação do texto e construção da fala cênica a partir de procedimentos investigados na Universidade de São Paulo em pesquisas continuadas junto ao Centro de Pesquisa em Experimentação do Ator (CEPECA).
Trata-se de construir suportes com materiais acústicos não enunciados e a pulsão da fala através da memorização pela escrita, para que esta entre em jogo (composição, relação) com os materiais plásticos-corporais, visualizações e instruções, gerando uma resultante inesperada que implicará a inscrição na poética da cena.
Pretende-se contribuir para a construção de um conhecimento acerca da criação cênica e instrumentalizar atores e não atores para a sua práxis.

Rejane K. Arruda – Mestre e doutoranda em Artes Cênicas pela ECA-USP. Desde 2006 desenvol ve pesquisa continuada em pedagogia do teatro e formação do artista teatral. É atriz, tendo trabalhado durante vinte anos continuamente em teatro, cinema e televisão, e encenadora, com exercício da prática pedagógica em diferentes espaços, como SP Escola de Teatro, Academia Internacional de Cinema, Ofi cina de Atores Nilton Travesso e Teatro Vocacional (São Paulo), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa), Universidade de Vila Velha (Espírito Santo). Suas pesquisas se voltam para a Apropriação de Texto (mestrado) e o Ateliê do Ator-Encenador (doutorado). Tem artigos e ensaios publicados em anais de congressos nacionais e internacionais e em revistas da área.

Cronograma

São Paulo | 13/10 | 10h às 13h e 14h às 17h | Rua Maria Antônia, 294 | Consolação.
São Carlos | 28/09 | 14h às 18h | Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda | Rua São Paulo, 745
29/09 | 14h às 18h | Sesc de São Carlos | Av. Comendador Alfredo Maffei, 700
Bauru | 20/10| 10h às 17h | Centro de Convivência da USP | Al. Dr. Octavio Pinheiro Brisolla, 9-75 Vila Universitária.
Piracicaba | 05 e 06/10 | 9h30 | Teatro do SESI Piracicaba | Teatro do SESI Piracicaba | Avenida Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial
Ribeirão Preto | 27/10 – 14h às 18h e 28/10 19h às 22h30 | Seção de Atividades Culturais – Rua Pedreira de Freitas, Casa 4 – Campus da USP | Av Bandeirantes 3.900

As informações sobre as inscrições serão divulgadas em cada cidade.
Para saber sobre as inscrições em São Paulo acesse o link Workshop Apropriação do Texto e Criação da Fala Cênica – Inscrições

Os comentários estão fechados.