contato

agenda

icons

Leituras Públicas – Brecht Contra a Pátria

Entre os meses de março e junho o TUSP realiza o XI Ciclo de Leituras Públicas. O evento, de ação continuada, enfoca nove peças e ocorre gratuitamente nas cidades de São Paulo, Piracicaba, São Carlos, Bauru e Ribeirão Preto.

O Programa de Leituras Públicas faz parte dos Núcleos de Experiência e Apreciação Teatral do TUSP e propõe, a cada ciclo, a leitura de peças de diferentes autores pelos presentes em encontros abertos com a mediação da equipe artística do TUSP.

Neste XI ciclo “BRECHT CONTRA A PÁTRIA” o TUSP abordará peças do autor alemão Bertolt Brecht que investigam, sob a ótica estético-política, modos de resistência à chamada “época da contrarrevolução”, instaurada com a ascensão e consolidação da Alemanha Nazista.

Além das leituras o TUSP também realizará uma experiência prático-teórica com a atriz e diretora argentina Laura Brauer. A diretora, que pesquisou as técnicas do ator de Bertolt Brecht na Academia de Arte de Berlim, realizará debates ou atividades práticas na abertura dos ciclos ou durante a programação, conforme critérios definidos por cada campi.

Segue abaixo a lista dos textos

Confira as sinopses

A Mãe (1930-31/1932)
Pelagea Vlassova é envolvida pelo próprio filho, metalúrgico, nas lutas de classe e toma consciência dos papéis sociais que desempenha. Após a prisão de seu filho decide se alfabetizar e a desempenhar diversos papéis para continuar a luta. Passa de mãe apaziguadora e pacifica a militante que, mesmo na pior das perdas, encontra força em suas ideias para continuar sua luta.

O Voo Sobre o Oceano (1928-29)
Baseado no voo de Lindbergh, trata-se de um ensaio sobre o progresso de um homem (de nome omitido) louvando a vitórias, as construções de máquinas, a técnica e a glória dos feitos históricos. Adversários manifestam a intenção de derrotar o aviador por conta de seu atrevimento, mas o objetivo do homem de vencer os medos primitivos fala mais alto.

A Peça Didática de Baden-Baden sobre o Acordo (1928-29)
Quando uma aeronave é avariada, os três mecânicos e um aviador acidentados são submetidos a três inquéritos por uma multidão para determinar se o homem ajuda o homem. Faz contraposição a O Voo sobre Oceano.

A Exceção e a Regra (1929-30)
Em uma viagem pelo deserto, a hierarquia entre as pessoas é posta no limite ante as dificuldades naturais. Após acontecimentos conflituosos e mesmo acidentais, um julgamento ocorre no qual a justiça é problematizada e se torna regra. A surpresa consiste em identificar as exceções às regras.

Horácios e Curiácios (1933-34/1958)
Peça para crianças que tem por tema a dialética, possuindo um coro feminino e masculino, tradicional no palco chinês. Os exércitos dos horácios e dos curiácios se organizam quando os curiácios resolvem atacar a cidade dos horácios. Os curiácios parecem vencer com arcos e lanças e os horácios, com suas espadas, batem em retirada. Mas a perseguição dispersa o exército curiácio, que agora pode ser vencido pelos horácios espadachins em duelos singulares.

Terror e Miséria no Terceiro Reich (1935-38)
Ambientada na Alemanha nazista, a peça traz episódios curtos de histórias que retratam a brutalidade do homem nazista, o medo da traição, a desconfiança da própria família, o embate com adversários, a Juventude Hitlerista, os campos de concentração, o Serviço de Inverno e a possibilidade da guerra.

Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não (1929-30)
São duas peças conjuntas e praticamente iguais, estruturadas em torno de uma expedição nas montanhas guiada por um professor, sem lugar ou tempo definidos. Um aluno, cuja mãe está doente, também adoece durante a viagem. O costume dita que os demais expedicionários devem lançá-lo no vale. Apenas o final das peças muda: o rapaz é lançado no vale ou se instituirá um novo costume?

A Padaria (1929-30)
Meininger, o dono da padaria, pede à sua zeladora, a viúva Queck, para encomendar um carregamento de lenha para ele. Quando o banco executa sua hipoteca, Meininger renega sua encomenda, e a pobre mulher fica ameaçada de total ruína. Uma moça do Exército da Salvação Miss Hippler e um comunista, Washington Meyer, tentam ajudá-la, enquanto um coro de desempregados comenta a ação.

Fragmentos Fatzer (1929)
Sinteticamente, a peça narra as aventuras de quatro soldados alemães desertores durante a Primeira Guerra Mundial, liderados por Johann Fatzer. No entanto, o texto inacabado é um material fecundo para avaliar um momento-chave do percurso artístico e político de Bertolt Brecht da década de 1920.

Confira a programação das cidades

Bauru
Piracicaba
Ribeirão Preto
São Carlos
São Paulo

 

Os comentários estão fechados.