contato

agenda

icons

Frida Kahlo – Calor e Frio – Intervenção urbana e fragmentos da peça

Frida Kahlo - TUSP

O Teatro da USP e o Museu da Diversidade apresentam de 06 a 14 de dezembro fragmentos da peça Frida Kahlo – Calor e Frio. Com um texto fundamentalmente lírico, o espetáculo da companhia Estelar de Teatro recria não só a história de Frida Kahlo, mas também de uma época muito potente para o México: o início do século XX.  A programação é gratuita.

A peça estreou em Berlim, no Centro de Pesquisas Teatrais de Jurij Alschitz e de lá seguiu para o México, com apresentações na Escola Superior de Artes de Yucatán e no Museu Casa Frida Kahlo – local onde a artista morou – na Cidade do México. Além das apresentações da peça, intervenções urbanas e cursos ministrados marcaram a trajetória da companhia em várias cidades mexicanas.

O espetáculo mantém um diálogo entre teatro e poesia em que os elementos dramáticos se misturam aos narrativos e líricos e trazem com a presença da dança, da música ao vivo e das artes visuais uma obra cênica que não abre mão da comunicação direta com o público para discutir questões contemporâneas.

Nesta temporada a Cia. propõe uma espécie de esquenta com o público, no qual a concentração é feita na Praça do Largo do Arouche a partir das 18h e a apresentação se inicia com um cortejo meia hora depois, em um trajeto que termina no Museu da Diversidade.

Uma dramaturgia interpenetra realidades, feminina e com sentidos múltiplos, em diálogo com a arte de Frida. A música, a dança e os elementos performativos instauram uma escrita cênica que configura o espetáculo como uma festa e um rito artístico.

A Estelar de Teatro busca na peça uma abordagem antropofágica e imaginativa dos mitos do feminino, buscando um olhar que devora não só o que é trazido do velho continente, como propostas modernistas do começo do século XX, mas também um olhar canibalista para a América Latina.

SINOPSE

A história de Frida Kahlo recriada a partir de suas obras.
Através de uma montagem que dialoga com as artes performativas, a música, a dança, a poesia, as artes visuais e a festa, a peça evoca o universo da pintora Frida Kahlo, onde a arte e o papel da artista também são temas fundamentais da obra. O espetáculo se relaciona com um momento muito potente para a América Latina: o início do século XX – em que o México recebe a visita de artistas como Eisenstein, Artaud, Maiakóvski, Tina Modotti e políticos como Trótski – e o continente começa a mandar suas influências ao velho mundo. Amor, liberdade, humor e potência de vida, bem como a natureza visionária do casal Diego e Frida, sonhando uma América poderosa, inspirada pela arte pré-colombiana e em apaixonado devir, são outros temas do espetáculo.

FICHA TÉCNICA

Texto Viviane Dias Direção Ismar Rachmann Direção musical Mauricio Maas Atores Anderson Negreiro, Ismar Rachmann, Viviane Dias, Sandra Lessa Músicos Gabriel Moreira, Rodrigo Kohle, Tulio Crepaldi, Nei Zigma e Alan Gonçalves Iluminação Carol Pinzan

SERVIÇO

Frida Kahlo – Calor e Frio
De 06 a 14 de dezembro de 2014
Sábados e Domingos, 18h.
Duração | 75 min.
Classificação | 14 anos.
Onde | O cortejo se inicia na Praça do Largo do Arouche e segue até o Museu da Diversidade | Rua do Arouche, 24 – Metrô República.
Tel: 11. 2627-8078
Metrô República
Capacidade – 70
Mais informações sobre o grupo e o espetáculo em: www.estelardeteatro.com.br

Os comentários estão fechados.