contato

icons

XIII Ciclo de Leituras Públicas em São Paulo

Programa TUSP de Leituras Públicas Tennessee Williams em um Ato

O Teatro da USP inicia em São Paulo a partir de 14 de abril o XIII Ciclo de Leituras Públicas.

Neste XIII Ciclo, Tennessee Williams em um Ato, o TUSP pretende traçar um panorama das peças curtas de Tennessee Williams, um dos mais importantes nomes da dramaturgia moderna. O tema da opressão – seja ela sexual, racial ou social – é uma constante em sua obra, marcada pelo forte teor autobiográfico e grande sensibilidade na construção de suas personagens.

Em São Paulo, a professora e pesquisadora Maria Silvia Betti fará a abertura especial do ciclo com uma apresentação sobre a obra de Tennesse Williams. Dentre seus vários livros publicados, destaca-se a coordenação das recentes traduções das obras de Tennessee Williams pela editora É Realizações, em parceria com o Grupo Tapa.

Programa de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo semestral, a leitura de peças teatrais selecionadas a partir da obra de um autor ou tema específico e é realizada pelo público presente em encontros abertos com a mediação da equipe artística do TUSP. A ação integra, há algumas edições, o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, não se limitando, entretanto, a este público.

Em São Paulo o agente cultural Otacílio Alacran é o responsável pela mediação.

Sobre Maria Silvia Betti

Maria Silvia Betti é professora do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês da FFLCH-USP e da Escola de Comunicação e Artes. Realizou Pós Doutorado entre outubro de 2003 e março de 2004 na New York University. Fez mestrado e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Letras e de Artes Cênicas com ênfase em Estudos de Teatro (foco em Dramaturgia), atuando principalmente nos seguintes temas: Teatro Norte-Americano Moderno e Contemporâneo, Teatro Brasileiro Moderno e Contemporâneo, Dramaturgia Comparada (Estados Unidos / Brasil). Dentre vários livros publicados, destaca-se a coordenação das recentes traduções das obras de Tennessee Williams pela editora É Realizações, em parceria com o Grupo Tapa.

Confira o cronograma das leituras:

14.04 | Abertura: Maria Silvia Betti.
27.04 | Esta Propriedade está condenada / O Longo Adeus.
04.05 | A dama da loção antipiolho / E contar tristes histórias das morte das bonecas.
11.05 | O Último dos Meus Relógios de Ouro Maciço / A Mais Estranha Forma de Amor.
18.05 | Mr. Paradise / Fala Comigo como a Chuva e me deixa Ouvir.
25.05 | Verão no Lago / 27 vagões de algodão.
01.06 | Lembranças de Bertha / Estas são as Escadas que Você Tem que Vigiar.
08.06 | Por que Você Fuma Tanto, Lily? / O Quarto Rosa.

Onde | Sala Experimental Plínio Marcos
Rua Maria Antônia, 294.
Telefone| 11 3123-5233
Quando| Com exceção da abertura com Maria Silva Betti, que ocorre na terça-feira, às 17h, todas as leituras são às segundas-feiras, às 17h.

Os comentários estão fechados.