contato

icons

II Mostra EAD – Processos, Perspectivas

Mostra EAD - TUSP

Escola de Arte Dramática da USP comemora 67 anos com apresentações no Teatro da USP.

Entender o encontro entre a perspectiva pedagógica e a artística é um dos propósitos da II Mostra Escola de Arte Dramática: processos, perspectivas, que ocorrerá de 27 de abril a 03 de maio no Teatro da USP. O evento trará montagens das turmas recentes da escola. A entrada é gratuita.

Na EAD-USP os professores são artistas e pesquisadores e suas trajetórias como formadores estão intimamente ligada a sua atuação teatral na cidade e no país. A partir do sexto semestre da escola, os alunos travam contato com propostas de artistas atuantes na cena profissional do país. Nesta segunda edição da Mostra teremos como diretoras dos trabalhos as professoras da escola Maria Isabel Setti, Cristiane Paoli Quito, Bete Dorgam e Silvana Garcia e as diretoras convidadas Grace Passô, Kenia Dias e Lucienne Guedes.

A mostra trará dois formatos para o público: dos seis espetáculos, três deles se apresentam como espetáculos-aula, onde o espectador terá a oportunidade de acompanhar o processo de criação da peça. Vale ressaltar que uma das montagens foi convidada e tem a participação de recém-egressos da escola, hoje profissionais do grupo Lasnoias & Cia cujo espetáculo Não Vejo Moscou da janela do meu quarto recebeu dois prêmios Shell este ano, nas categorias Direção, para Silvana Garcia, e Iluminação, para Beto Bruel.

A tradição e a invenção trazem ao aluno perspectivas artísticas que se efetivam nas práticas do processo de criação, as oficinas de montagem. Os diretores, convidados ou professores da escola, levam o aporte pedagógico apropriado, enquanto encenadores-pedagogos, nesse exercício da criação e auxiliam nas discussões que atravessam tais processos na atualidade da vida teatral na cidade.

Para o professor José Fernando Peixoto de Azevedo, diretor da escola, realizar a mostra na semana em que se comemora o aniversário da EAD ressalta o sentido do encontro entre tradição e invenção. “A comemoração ganha ares de retrospectiva, mas também é o momento de prospecção. O certo é que se trata de algo único para trazer ao público as reflexões que têm determinado o funcionamento da escola, cuja tradição tem sido marcada em sua trajetória constante pela invenção”.

A organização da Mostra mobiliza alunos, técnicos e professores em um momento de formação decisivo revelado no próprio sentido de sua concepção, precisamente na interligação de todos os campos de seu funcionamento, a um só tempo institucional e artístico.

Confira a Programação

Clique nos nomes das peças e saiba mais

TUSP. 27.04 – 20h | Na solidão dos Campos de Algodão
Turma 65
Direção | Maria Isabel Setti
Conversa sobre o processo | Turma 65, Maria Isabel Setti, José Fernando Peixoto de Azevedo.

EAD. 28.04 – 19h | Show de Calouros
Atividade dos Alunos do primeiro ano
Turma 67
Confraternização
Atividade sempre retomada por alunos do primeiro  da Escola, o show de calouros é ao mesmo tempo uma homenagem oferecida pelos que chegam por ocasião do aniversário da Escola, e o primeiro momento em que esses se reúnem para, coletivamente, elaborar uma ação em cena. Trata-se portanto de uma ação festiva, que dá margem à celebração da memória da Escola de Arte Dramática, abrindo no entanto espaço ao novo.

TUSP. 29.04 – 20h | Só eles o sabemEspetáculo-aula
Turma 66
Direção | Cristiane Paoli Quito
Conversa sobre o processo | Turma 66, Cristiane Paoli Quito, Tarina Quelho.

TUSP. 30.04 – 20h Ensaio sob(re) Angústia
Turma 64
Direção | Lucienne Guedes
Conversa sobre o processo | Turma 64, Lucienne Guedes.

TUSP. 01.05 – 20h | Carne Moída – Espetáculo-aula
Turma 63
Direção | Grace Passô e Kenia Dias
Conversa sobre o processo | Turma 63, Kenia Dias.

TUSP. 02.05 – 19h | Exit – Espetáculo-aula
Turma 64
Direção | Bete Dorgam
Conversa sobre o processo | Turma 64, Bete Dorgam.

TUSP. 03.05 – 19h | Não Vejo Moscou da janela do meu quarto
Espetáculo convidado
Lasnoias & Cia
Direção | Silvana Garcia
Conversa sobre o processo | Lasnoias Cia, Silvana Garcia e Elena Vássina.

Com exceção do Show de Calouros que será realizado na sede da EAD, todas as peças serão realizadas no TUSP.

Endereços

EAD – Rua da Reitoria, 215 – Cidade Universitária.
TUSP – Rua Maria Antônia, 294, Consolação.

Os comentários estão fechados.