contato

agenda

icons

Concerto de Ispinho e Fulô

Concerto de Ispinho e Fulô - TUSP

Baseada na vida e obra do poeta Patativa do Assaré a peça dialoga com a ótica do educador Paulo Freire, discute adversidades da vida no sertão e conta histórias do Brasil que não constam dos acervos oficiais.

Uma rádio anuncia que uma companhia de teatro de São Paulo chega para entrevistar o poeta Patativa do Assaré. O que seria uma entrevista costumeira se transforma num diálogo entre o popular e o erudito, o urbano e o rural e culmina com a denúncia de um dos primeiros ataques aéreos contra civis dentro do território brasileiro, que não consta nos livros oficiais da história do Brasil. Eis o ponto de partida para o espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô, da Cia do Tijolo, que se reapresenta no TUSP, após cinco anos, a partir de 27 de maio, às quartas e quintas, 20h.

A montagem conta também sobre o massacre no Sítio Santa Cruz do Deserto, em que mais de mil camponeses de uma recém-criada comunidade-modelo foram assassinados em 1937 pelo Exército, que temia uma nova Canudos.

Mais que contar causos com a graça própria dos poemas de Patativa do Assaré, a peça apresenta para o público este grande poeta, a sua causa humanista e universal, o seu lirismo incomum, a sua capacidade de expressão no campo musical e, sobretudo, a perspicácia de quem vive as peculiaridades do sertão. Busca também relações possíveis entre dois mundos aparentemente distantes: a megalópole de São Paulo e o sertão, o erudito e o popular, o urbano e o rural.

Pioneiro na luta pela reforma agrária no país, o autor sertanejo denunciou e denuncia em sua poesia as injustiças sociais, que somadas ao clima pouco favorável do sertão, fazem a tragédia cotidiana do povo sertanejo. Mas o Poeta também falou do amor, do vício, contou histórias, tratou enfim da experiência humana.

Em 2010, o espetáculo recebeu o prêmio Shell de Melhor Música e foi indicado pelo mesmo prêmio na Categoria Especial pela montagem e pesquisa do projeto. Também foi ganhador do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2010 na categoria Melhor Música.

Além de Concerto de Ispinho e Fulô a ocupação da Cia do Tijolo no TUSP, que ocorre a partir de 22 de maio, traz outro espetáculo premiado, a peça Cantata para um Bastidor de Utopias. O TUSP e o grupo lançam em coedição o livro Cantata Para um Bastidor de Utopias, que contém textos sobre o processo de ensaio e um CD com as músicas do espetáculo.

A ocupação é parte do projeto de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, em parceria com o TUSP.

Sinopse
A “Rádio Caldeirão, conexão São Paulo/Assaré”, inicia sua homenagem ao poeta Patativa do Assaré e à comunidade Sítio Caldeirão de Santa Cruz dos Desertos.
No centro do palco, o poeta Patativa nasce dos escombros do Sítio Caldeirão. Uma companhia de teatro vinda de São Paulo faz uma viagem no tempo e chega ao Cariri com o objetivo de entrevistar Antonio Gonçalves da Silva, o Poeta.
Na medida em que Patativa engendra seus versos, desfilam diante dos olhos do público as dores da seca, os animados bailes de sua gente, a receptividade do sertanejo, a graça de suas histórias, seus desejos e suas inquietações, suas esperanças e desilusões e também os massacres cotidianos aos quais nós, os do Brasil de baixo, estamos cotidianamente expostos. O que seria uma entrevista costumeira se transforma em um grande passeio, um verdadeiro encontro entre seres humanos e entre dois mundos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes: São Paulo-Assaré/Brasil. As transmissões terminam com a triste notícia do massacre de uma comunidade agrícola: O Caldeirão da Santa Cruz dos Desertos.

Ficha Técnica
Direção | Rogério Tarifa Elenco | Dinho Lima Flor, Fabiana Vasconcelos Barbosa, Karen Menatti, Rodrigo Mercadante e Thais Pimpão Músicos | Aloísio Oliver, Jonathan Silva, Maurício Damasceno Direção Musical | William Guedes Figurino e Cenografia | Silvana Marcondes Desenho de Luz | Fábio RettiComposições | Jonathan Silva e Dinho Lima Flor Coreografia | Jorge Garcia Preparação Vocal | Rodrigo Mercadante Consciência corporal | Erika Moura Apoio Teórico | Iná Camargo Costa Programação Visual | Fábio Vianna Fotos | Fábio Vianna, Vico Torres, Juliana Baraúna, Roberto Skora e Alécio Cézar  Produção | Dinho Lima Flor e Cris Raséc

Serviço
Concerto de Ispinho e Fulô
De 27 de maio a 18 de junho de 2015
Quartas e Quintas, 20h.
Duração | 140 min. | Indicação de faixa etária | Não recomendado para menores de 14 anos.
Capacidade | 80 lugares
Preços – R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia)*

A aquisição dos ingressos para espetáculos em cartaz no TUSP pode ser feita duas horas antes do início do espetáculo. As formas de pagamento aceitas são dinheiro e cheque.

Estacionamento
O estacionamento Mariauto, no número 176, tem acordo com o teatro e o público tem desconto mediante apresentação de carimbo (do TUSP) no comprovante de entrada.

Os comentários estão fechados.