contato

agenda

icons

Espetáculo O Jardim

O Jardim - Cia Hiato - TUSP

memória é o tema central da terceira montagem da Cia Hiato, que realizou temporadas de sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro e passou por importantes festivais nacionais e internacionais na Alemanha, Áustria, Colômbia, EUA e Grécia.

O Teatro da USP e a Cia. Hiato apresentam o espetáculo O Jardim, de 03 a 26 de julho, de quinta a sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h. Com as apresentações, a Companhia oferece a oficina “Desmontagem e Restauração – O Jardim”. Também estão previstas apresentações de “Ficção” e “2 Ficções” do final de julho ao final de agosto.

A narrativa de O Jardim trata de memórias perdidas, a partir do estudo da doença de Alzheimer, bem como das memórias que nunca se apagam e aquelas inventadas. Segundo o diretor Leonardo Moreira, “a ideia da Cia é dar um olhar jovem sobre a fragilidade das memórias que inventamos, das histórias que não nos abandonam, daquelas perdidas no caminho e sobre o que colecionamos em nossas caixas mais secretas”.

A peça pretende se conectar ao público por meio de uma narrativa múltipla, reinventada pela reapropriação de episódios clássicos da literatura. Um deles é o trecho de Em Busca do Tempo Perdido, de M. Proust, em que a degustação de um simples bolinho, mergulhado em uma xícara de chá, abre as portas para a memória de uma vida inteira. Outra analogia vem da poesia de histórias ordinárias que saltam dos depoimentos colhidos em visitas a asilos e casas de repouso, um lugar de memórias.

Um dos embasamentos da peça é a autobiografia do neurologista ganhador do Prêmio Nobel Eric M. Kandel, em que este descreve os processos biológicos de memória e aprendizado. Outras fontes de inspiração são as fotografias e a narrativa extremamente emocional do fotógrafo Philip Toledano, além dos escritos verídicos de um esquizofrênico e dos depoimentos pessoais dos atores-criadores: familiares, lembranças, fotografias e objetos que guardam memórias. Outro guia nesta trajetória criativa é o trabalho com instituições dedicadas ao tratamento e prevenção do mal de Alzheimer.

“O espetáculo também se apresenta como experiência pessoal, por meio do compartilhamento entre nossa história, a história que inventamos e a história do público. Essa perspectiva gera um olhar sobre o que nos dá a sensação de ‘pertencimento’ e nos conecta às nossas origens”, completa o dramaturgo e diretor Leonardo Moreira.

A peça recebeu o Prêmio Governador do Estado; Leonardo Moreira recebeu o Prêmio APCA pela Direção; foi vencedor do Prêmio Shell 2011, nas categorias Melhor Autor e Melhor Cenário; Prêmio CPT - Cooperativa Paulista de Teatro: Melhor Autor e Melhor Espetáculo; e o Prêmio Questão de Crítica: Melhor Figurino, dentre as sete indicações: Dramaturgia, Direção, Atriz, Figurino, Cenário, Espetáculo e Elenco.

O projeto foi contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

observação Confirme sua presença no evento do Facebook

Sinopse

Três histórias que pertencem a tempos diferentes se cruzam, se sobrepõem e se chocam para formar uma paisagem a ser contemplada pelo espectador. Um jardim que une as memórias que perdemos, as que não podem ser apagadas e ainda aquelas que imaginamos.

Ficha Técnica

O Jardim: uma criação da Cia. Hiato

Dramaturgia e Direção Leonardo Moreira Elenco Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Maria Amélia Farah, Paula Picarelli, Thiago Amaral Ator Convidado Edison Simão Coordenadora de Produção/Gestão Aura Cunha Assistência de Direção Amanda Lyra Cenário Marisa Bentivegna Assistente de Cenografia Ayelén Gastaldi e Cezar Renzi Desenho de Luz Marisa Bentivegna Música Original Marcelo Pellegrini Figurinos Theodoro Cochrane Objetos Cênicos Victor Merseguel Efeitos Especiais Pepe Scrofft Fotos e vídeos Otávio Dantas Criação Gráfica Cassiano Tosta – DGRAUS Produção executiva Yumi Ogino Produção Geral Elephante Produções Artísticas

Serviço

O Jardim
Estreia sexta-feira, dia 3 de julho.
Quando De 03 a 26 de julho de quinta a domingo.
Horários quinta a sábado, 21h, e domingo, 19h.
Bate papo: 19 de julho – domingo – após o espetáculo
Onde Rua Maria Antônia, 294 Consolação – São Paulo, SP
Tel. (11) 3123-5233 – Metrô Santa Cecília
Duração 90 minutos.
Classificação Não indicado para menores de 14 anos.
Capacidade 98 lugares
Ingressos R$ 20,00 (meia-entrada: R$ 10,00).
Ingressos limitados a dois por pessoa.
www.ciahiato.com.br

Clique no link para acessar ao vídeo do espetáculo: O Jardim

Os comentários estão fechados.