contato

agenda

icons

Espetáculo 2 Ficções

2 Ficções - Cia. Hiato - TUSP

A morte e a criação teatral são temas abordados no novo projeto da Cia. Hiato que retorna a capital em um formato inédito. A peça finaliza o projeto Ficção e compõe a mostra de repertório que já ocorre no TUSP com os espetáculos “O Jardim”, “Ficçãoe duas oficinas teatrais.

Quinto espetáculo da Cia. Hiato, 2 Ficções foi realizado em coprodução com um dos mais importantes festivais de teatro da Europa, o KunstensFestivaldesArts, da cidade de Bruxelas – Bélgica, onde estreou em maio de 2014. Em São Paulo realizou curta temporada com formato ainda inacabado. A peça fica em cartaz no TUSP de 01 a 24 de agosto, de sábado a segunda, e seu formato final é inédito na capital paulista.

Realizado em duas etapas, o projeto Ficção foi iniciado em 2011 com os seis monólogos autobiográficos dos atores da Cia. na peça Ficção. 2 Ficções retoma os experimentos biográficos, agora emoldurados por uma nova situação ficcional: a apresentação de um espetáculo teatral não finalizado, a criação de uma peça inviável.

A Cia. Hiato se coloca diante de realidades que a ficção não pode reparar: a proximidade da morte (um devaneio sobre o futuro) e aquilo que não retorna (uma tentativa de reparar o passado).

Assim, duas ficções convivem: o que foi e o que poderia ter sido são vistos paralelamente, através de cenas inacabadas. A presença do diretor em cena, em uma espécie de depoimento-palestra, reforça a metalinguagem do espetáculo e evidencia essa dupla ficção.

Para essa criação a Cia. se utiliza do conceito de pentimento – palavra italiana para arrependimento e também o termo utilizado para os traços e rascunhos anteriores que são revelados durante a restauração de uma pintura. O pentimento é uma reflexão tardia no curso do trabalho, escondida sob várias camadas de cor. Além de fundamental para reconstituir um processo criativo, um pentimento também revela a relação entre uma construção artística e seu contexto biográfico.

Ao se apropriar dessa matéria, a Cia. Hiato revela seu próprio processo criativo. Sem se limitar à metalinguagem, intimidade e teatralidade se unem: uma não existe sem a outra.

A montagem, levantando questões sobre a efemeridade do evento teatral, questiona, através do fracasso, se é possível reparar uma realidade através de um “ato de ficção”.

Com mais de três anos de pesquisas no projeto Ficção, a Cia. Hiato traz ao TUSP, em temporada concomitante, as peças Ficção e 2 Ficções. A ideia da Cia. é propiciar ao público a oportunidade de conhecer integralmente os estudos que originaram os trabalhos. De 05 a 07 de agosto haverá um bate papo sobre a primeira montagem e no dia 09 de agosto sobre a segunda, sempre após a exibição.

Sinopse

Poderíamos reescrever a vida de uma pessoa apenas a partir do que se deixou de fazer, do que não foi dito, das despedidas que não aconteceram?
2 Ficções, em versão revista, é também uma tentativa de “reparar”, em cena, o que não se pode consertar na realidade. Uma peça de teatro feita só de rasuras, ideias jogadas no lixo, cenas incompletas, tentativas fracassadas.
Duas realidades dividem o mesmo palco: a permanência da narrativa e a proximidade da morte; a memória e o devaneio; os bastidores e a cena; o que não foi feito e aquilo que se faz; o passado, como algo que só pode ser apreendido a partir de seus vestígios difusos e o futuro, como a narrativa que inventamos a partir desses escombros.

Ficha Técnica

2 Ficções - uma criação da Cia. Hiato
Direção e dramaturgia geral Leonardo Moreira – Com fragmentos de A Gaivota, de A. Tchekhov e Reparação, de I. McEwan Atores criadores Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Mariah Amélia Farah, Thiago Amoral e Paula Picarelli Direção de produção & Assistente de direção Aura Cunha Cenografia, espaço cênico e desenho de luz Marisa Bentivegna Música original Marcelo Pellegrini Figurinos João Pimenta Colaboração criativa Miriam Rinaldi Assistente de produção Yumi Ogino Assistente de cenografia & contrarregra Cezar Renzi Fotos e vídeos (divulgação) Otávio Dantas Produção musical Studio Surdina Produção Elephante Produções Artística CoProdução KunstenFestivaldesArts

Serviço

2 Ficções
Quando De 1 a 24 de agosto, de sábado a segunda.
Horários sábado e segunda, 20h30 e domingo,19h.
Bate papo 09 de agosto – domingo – após o espetáculo
Onde Rua Maria Antônia, 294 Consolação – São Paulo, SP
Tel. (11) 3123-5233 – Metrô Santa Cecília
Duração 90 minutos. 
Classificação Não indicado para menores de 14 anos.
Capacidade 98 lugares
Ingressos R$ 20,00 (meia-entrada: R$ 10,00).
www.ciahiato.com.br

Para acessar ao vídeo do espetáculo: 2 Ficções

 

Devido a demanda de público e tendo em vista o último final de semana do espetáculo Ficção, a Cia Hiato resolveu, com o aval da direção do  TUSP, estender a temporada da peça Ficção. Assim, no próximo final de semana, dias 22, 23 e 24 de agosto, apresentaremos o espetáculo Ficção no lugar do 2 ficções. Assim a temporada de 2 Ficções foi encerrada no dia 17 de agosto e a de Ficção estendida até 24 de agosto.

Os comentários estão fechados.