contato

agenda

icons

Peça “Maria que virou Jonas” é tema de ensaio

Natural é a chuva e o Terremoto, Não uma Ideia ou um Fuzil!

Transexualidade no teatro: o caso de Maria que virou Jonas da Cia. Livre é o título do artigo de William Santana Santos, graduando em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP – FFLCH, apresentado na VIII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, que ocorreu em Blumenau-SC nos dias 10 e 11 de julho de 2015.

Maria que virou Jonas vitrine

“O texto propõe uma reflexão sobre a peça Maria que Virou Jonas ou a Força da Imaginação (2015) da Cia Livre (SP), direção de Cibele Forjaz e dramaturgia de Cássio Pires e da Cia Livre. A peça parte de um ensaio do filósofo francês Michel de Montaigne, ‘Da Força da Imaginação’, que relata um caso do séc. XVI em que uma jovem nascida Marie, ao saltar um buraco e devido ao esforço que faz, rompe os ligamentos internos que a prendiam e põe à mostra um pênis. As autoridades locais decidem então que Marie se chamaria Germain e ele se torna pajem na corte do Carlos IX. O enredo da peça gira em torno da questão: e se Marie virasse Germain nos dias atuais?  A Cia Livre lida com temas como o da transexualidade, das identidades que não são fixadas, das pessoas que transgridem o gênero que lhes foi imposto.

Dentre os diversos aspectos abordados neste texto, um deles é o de como falar ou, no caso do teatro, como representar uma vivência que não é a sua? Como retratar uma exploração se você não a sofre no cotidiano? É legítimo retratar a opressão vivida por outras pessoas? Como não retirar o protagonismo delas? Como não estereotipá-las? Uma sugestão – e  considero que esta é  a forma na qual a Cia Livre trabalha na peça analisada – é apontar algo como um Teatro Épico LGBT ou Teatro Épico Queer. Defendo que o Teatro Épico é uma das formas mais apropriadas para se tratar de opressões de gênero, raça e orientação sexual no teatro”.

Clique no link e acesse o artigo completo Ensaio Maria que Virou Jonas – William Santana Santos

A peça Maria que virou Jonas ou A Força da Imaginação ficou em cartaz no TUSP de 26 de março a 19 de abril de 2015.

William Santana Santos foi bolsista do TUSP pelo Programa Aprender com Cultura e Extensão de agosto de 2014 a julho de 2015.

Os comentários estão fechados.