contato

icons

Mostra de Pesquisa e Debate | Núcleo Dionísias

COMUNICADO:
Por motivos particulares, a convidada Maria Rita Kehl infelizmente não pode comparecer ao evento ”Contradições e impasses do novo feminismo”. Manteremos a mostra aberta e gratuita do Estudo Dionísias e o bate-papo será realizado com Ivone Gebara, filósofa, teóloga feminista, freira católica, autora de mais de 30 livros e dezenas de artigos.

FeminismoTUSP ”Contradições e Impasses do Novo Feminismo”, terceiro encontro aberto da Mostra de Pesquisa e Debate do Estudo Dionísias da Cia do Tijolo, acontece nesta quarta-feira, 18 de julho de 2018, às 19h, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia, com a presença convidada de Maria Rita Kehl.

O Estudo Dionísias, parte do projeto da Cia do Tijolo contemplado na 30ª edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, é uma pesquisa sobre feminismo, feminino e a trajetória e luta de mulheres em nosso país e no mundo, coordenada pelas mulheres da Cia do Tijolo e orientada por Ivone Gebara, teóloga, filósofa, freira e feminista.

Esta terceira mostra da pesquisa aberta ao público traz uma instalação que homenageia mulheres de nossos e de outros tempos, seguida de bate-papo com mais uma convidada, desta vez a psicanalista e ensaísta Maria Rita Kehl.

Maria Rita Kehl atende pacientes adultos em consultório particular desde 1981; entre 2006 e 2011 atendeu também na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST. Entre 1974 e 1981 foi jornalista em tempo integral, trabalhando em tabloides de oposição à ditadura militar com passagens pelo Movimento e em Em Tempo como editora de cultura. A partir de 1981, começa a atividade de psicanalista em consultório particular, sua principal atividade profissional desde então. Continua a escrever eventualmente para a mídia impressa. Em 2010 manteve durante 9 meses uma coluna no jornal O Estado de São Paulo,  cancelada durante a campanha da presidente Dilma Roussef. Autora de vários livros, entre os quais Ressentimento (Ed.Casa do Psicólogo, 2004), Deslocamentos do Feminino (Imago 1998,e 3ª. Edição pela Boitempo em 2016) e O Tempo e o Cão, atualidade das depressões (Boitempo 2009, prêmio Jabuti na categoria de não ficção em 2010). O Bovarismo Brasileiro editado pela Boitempo em 2018. Entre 2012 e 2014 integrou a Comissão Nacional da Verdade com pesquisa sobre graves violações de direitos humanos contra indígenas e camponeses.

O evento acontece no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia, marcando o início da parceria 2018 entre o TUSP e do CEUMA, ambos órgãos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

1. TUSP

COMUNICADO:
    Por motivos particulares, a convidada Maria Rita Kehl infelizmente não poderá comparecer hoje ao evento
    “Contradições e impasses do novo feminismo”.

Ivone é a orientadora teórica desta pesquisa da Cia do Tijolo e abordará o tema “Alguns desafios lançados pelos feminismos às religiões e ciências patriarcais”.

Durante 17 anos Ivone foi Reitora no Instituto de Teologia de Recife até a sua dissolução, ordenada pelo Vaticano em 1999, como forma de silenciá-la. A teóloga tem uma trajetória pautada na busca pela liberdade de escolhas na vida das mulheres.

Os comentários são agora fechados para este artigo.