contato

icons

Lançamento do livro “O Ator Dialético: 20 anos de aprendizado na Cia. do Latão”

flyer facebook 1200x900Dia 28 de novembro, 19h, acontece no TUSP o lançamento do livro de Ney Piacentini, “O Ator Dialético: 20 Anos de Aprendizado na Companhia do Latão, pela Hucitec Editora.

O ator e professor de teatro Ney Piacentini, que integra a Companhia do Latão desde a sua fundação em 1997, lançará no dia 28 de novembro de 2018, às 19H, o livro O ATOR DIALÉTICO: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão, por meio da Hucitec Editora.

Na ocasião, os elencos do Latão apresentarão cenas dos seus espetáculos.

Escrita durante o doutoramento de Piacentini no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), a publicação narra o gradativo aprendizado das atrizes e atores que fizeram parte do grupo, na direção de uma interpretação dialética baseada na contradição entre os aspectos internos e externos dos personagens. Na vida, nem sempre o que se diz coincide com o que se faz (e vice-e-versa) e o intuito desse livro é apresentar por quais meios os integrantes da Companhia se apropriaram da dissociação das vias objetiva e subjetiva na atuação – provocadora da transformação dos papeis.

“Quando estávamos em relação dialógica, em que os personagens reagiam através de suas subjetividades, buscávamos a veracidade nos termos stanislavskianos. Por outro viés, se a dramaturgia nos solicitava uma atitude de narradores, interrompendo o fluxo dramático para nos dirigirmos aos espectadores, a esteira seria brechtiana (…). O Latão não se limitou a um uso estanque desses dois modos, cruzando outras possibilidades, as quais, a meu ver, contribuíram para uma atualização da atuação épico-dramática, rumo a uma contradição formal e conteudística.”

Brecht e Stanislavski foram, sem dúvida, referências, mas para um modo próprio de se humanizar ainda mais as figuras ficcionais, no qual se presencia, por exemplo, o esforço de alguém ansioso em se exibir calmo, ou de quem está triste tentando ser alegre ou o ocultamento de um constrangimento através do desembaraço.

O presente trabalho de Ney Piacentini, integrante do grupo desde seu primeiro esforço de aproximação com Brecht, é uma espécie de confirmação do acerto do projeto, ainda em andamento. Já o seu mestrado sobre Eugenio Kusnet (Eugenio Kusnet: do ator ao professor) indicava um interesse pela apropriação à brasileira do sistema de Stanislavski e agora temos disponível a minuciosa reconstituição dos efeitos sobre o trabalho do ator que o interesse latoniano por contradições pode produzir, iluminado tanto pelo Stanislavski das ações físicas (principalmente) quanto por Brecht, dramaturgo, diretor e teórico. Trecho do prefácio de Iná Camargo Costa

O livro de Ney Piacentini, originalmente sua tese de doutorado defendida na ECA-USP, registra e examina a atuação dialética tal como concebida e praticada pela Companhia do Latão em seus processos formativos e criativos. O percurso relatado é fruto não só das memórias do autor e dos depoimentos tomados a outros integrantes, mas também do retrospecto de fontes bibliográficas que nortearam os debates internos nas diferentes etapas, desde a fundação do grupo, em 1997, até 2016, com a encenação de O Pão e a Pedra. Trecho do texto de apresentação de Maria Silvia Betti

Ney Piacentini tem 40 anos de teatro e atuou em mais de 50 espetáculos. Integra a Companhia do Latão desde a sua fundação em 1997 e tem mestrado e doutorado em pedagogia teatral pela USP. Escreveu Eugênio Kusnet: do ator ao professor e publicou Stanislavski revivido  (org. c/ Paulo Fávari). É professor de interpretação na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e na Pós-Graduação da Faculdade Paulista de Artes (FPA). Por seu solo Espelhos foi indicado ao Prêmio de Melhor Ator de 2016 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e integrou o conjunto que ganhou o Prêmio Questão de Crítica/RJ-2103 de Melhor Elenco por O patrão cordial (Companhia do Latão). Recebeu também o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2013 pela sua contribuição ao teatro paulista.

ATOR DIALÉTICO: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão | Ney Piacentini | Hucitec Editora | Prefácio de Iná Camargo Costa, Apresentação de Maria Silvia Betti, capa de Pedro Penafiel sobre foto de Sérgio de Carvalho

Os comentários estão fechados.