contato

icons

TUSP na Semana de Recepção aos Calouros – São Carlos

Em São Carlos, o Teatro da USP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária integra a programação da SEMANA DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS – CAMPUS USP SÃO CARLOS com a seguinte programação:

AULAS ABERTAS DE TEATRO E DANÇA | Inscrições pelo formulário: https://goo.gl/forms/redMw6913WVohIOX2

Existe na Arte uma potência afetiva e expressiva inigualável. Nessa perspectiva, o Teatro da USP receberá os calouros do Campus USP de São Carlos com aulas abertas de teatro e dança no Centro Cultural da USP, de modo a convidá-los a se tornarem praticantes e/ou apreciadores das linguagens artísticas durante toda a sua jornada formativa.  Afinal, o objetivo não é só formar excelentes profissionais, mas indivíduos que desenvolvam um diálogo sensível com a sociedade, no intuito de mudá-la para melhor.

Estudantes veteranos , docentes e servidores USP, comunidade geral são- carlense , ex-integrantes do Núcleo Tusp e artistas das mais diversas linguagens são bem-vindos para comemorar conosco 10 anos de TUSP no interior (a partir de 18 anos).  Esperamos assim apresentar novas possibilidades expressivas aos integrantes e abrir um espaço de intersecção entre a dança e o teatro.

Nas duas aulas serão usadas músicas originais do “Show Opinião”.

O trabalho corporal terá continuidade, posteriormente, dentro do Núcleo Tusp de São Carlos, segundas, a partir de 25/2, 19h30.

AULA DE TEATRO | segunda, 18/02, 19h30
Durante o encontro serão desenvolvidos os seguintes temas : o afeto no teatro de grupo; tensionamentos entre o personagem dramático e o teatro épico; a música como fala; limites e tensionamentos entre o espaço público e o privado; o corpo como símbolo político; coralidades em cena; apropriações possíveis de outras linguagens artísticas na composição teatral; a cena dentro e fora do espaço tradicional; jogador-observador e jogador-ator.

Coordenação: Claudia Alves Fabiano, orientadora de Arte Dramática do TUSP, doutoranda em Pedagogia do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes – ECA USP (Mestre e graduada em Artes Cênicas pela ECA-USP), especializada em formação de espectadores e gestão cultural e integrante do Coletivo de Areia.

AULA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA E TRADUÇÃO COREOGRÁFICA | quarta, 20/02, 17h.

O encontro tem como objetivo familiarizar o participante com o próprio corpo, com as diferentes possibilidades de movimento e como esse pode ser uma ferramenta de expressão e tradução, seja ela de sentimentos, mensagens ou textos.
Através de exercícios de respiração, alongamento, consciência corporal, ritmo e técnica, o objetivo é trazer uma nova compreensão da dança, da capacidade corporal e da possibilidade de expressão através da coreografia e da interpretação. No caso vamos desenvolver essa linguagem corporal com o auxílio do texto “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, que, como guia, vai suscitar gestos, músicas e elementos nas aulas.

Coordenação: Barbara Machado, bailarina, estudante de Arquitetura do Instituto de Arquitetura da USP IAU – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP São Carlos, estagiária do Tusp de Sanca.

Informações: (16) 3373 – 8015 – sala administrativa do Teatro da USP – 2º piso e  no FB: www.facebook.com/tuspdesaocarlos/

Os comentários estão fechados.