contato

agenda

icons
eventos ensaios

Edu O\\Princesa Ricardo\\Dodi Leal(mediação)\\Ensaios Coreográficos

CORPOREIDADES//TESTEMUNHOS E POLÍTICA é o desdobramento virtual dos ENSAIOS COREOGRÁFICOS, programa do TUSP que reúne artistas e pesquisadores das mais variadas tendências em dança, entre 19 e 22/11.

Neste encontro, Edu O (UFBA) e Princesa Ricardo (FAP-UNESPAR), com mediação de Dodi Leal (UFSB), apresentam fragmentos de trabalhos e discutem criação e as relações entre artista, linguagem e público.

Edu O. é artista da dança, performance, teatro, escritor e professor da Escola de Dança da UFBA. Mestre em dança (UFBA) com especialização em arteterapia (UCSal), doutorando em difusão do conhecimento. Diretor do Grupo X de Improvisação em Dança, co-fundador do Coletivo Carrinho de Mão, e colíder do Grupo de Pesquisa PORRA. Entre seus trabalhos, destacam-se “Judite quer chorar, mas não consegue!”, “Odete, traga meus mortos”, “Ah, se eu fosse Marilyn!”, “O Corpo Perturbador”, e “Bonito”.

Princesa Ricardo está algo escapado em meio às identidades de gênero e sexuais. Escapante por estratégia e convicção, artista da dança, terrorista de gênero. Cursou licenciatura em educação física e mestrado em educação na UFPR e atualmente desenvolve pesquisa de doutorando em performances culturais na UFG. Integra o corpo docente do curso de dança da UNESPAR, onde também coordena o Núcleo de Educação para Relações de Gênero – NERG. Quer mesmo é tocar fogo no antigo e no novo normal.

Dodi Leal (mediadora) é travesti, educadora, pesquisadora em artes cênicas e professora do Centro de Formação em Artes – UFSB. Dedica-se aos estudos da performance e visualidades da cena e do corpo, perpassando ações de crítica teatral, curadoria e pedagogia das artes. Líder do grupo de pesquisa Pedagogia da Performance: Visualidades da Cena e Tecnologias Críticas do Corpo (CNPq/UFSB).

(imagens: Gustavo Pinheiro/Marcio Vasconcelos/Dodi Leal)