contato

agenda

icons
eventos ensaios3

Juliana Moraes\\Vanilton Lakka\Rafael Guarato(mediação)\\Ensaios Coreográficos

CORPOREIDADES//TESTEMUNHOS E POLÍTICA é o desdobramento virtual dos ENSAIOS COREOGRÁFICOS, programa do TUSP que reúne artistas e pesquisadores das mais variadas tendências em dança, entre 19 e 22/11.

No penúltimo encontro dos ENSAIOS COREOGRÁFICOS: 3, Juliana Moraes (Unicamp), Vanilton Lakka (UFU), com mediação de Rafael Guarato (UFG), apresentam fragmentos de seus trabalhos e discutem processos de criação.

Juliana Moraes é doutora em artes, bacharel em dança e é professora de artes corporais da Unicamp. Possui especialização e mestrado pelo Trinity Laban Conservatoire for Movement and Dance, de Londres. Foi professora de performance no Centro de Belas Artes de São Paulo e professora convidada da Accademia Teatro Dimitri, na Suíça. Ganhou prêmios APCA, Bolsa Vitae de Artes, Rumos Itaú e Cultura Inglesa Festival. Dirigiu a Companhia Perdida entre 2008 e 2014 e é autora do livro “Dança, Frente e Verso”. Diretora do Núcleo de Práticas Experimentais em Coreografia (NPEC), financiado pela FAPESP.

Vanilton Lakka é bacharel em ciências sociais e mestre em artes pela UFU, e doutorando no PPGAC-UFBA. É atualmente coordenador do bacharelado em dança da Universidade Federal de Uberlândia e um dos diretores da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA. Criador-intérprete premiado pela APCA (2005), atua com produção cultural, criação, interpretação e pesquisa em dança. Sua formação é marcada pela vivência nos universos da dança de rua e dança contemporânea.

Rafael Guarato (mediador) é historiador da dança e professor do curso de graduação em dança e dos PPG em artes da cena e performances culturais da Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (CNPq), autor dos livros “Dança de Rua: Corpos para além do movimento” (2008) e “Ballet Stagium e a Fabricação de um Mito” (2019). Além de trabalhos relacionados a história e historiografia da dança, também publica sobre economia da dança, meios de legitimação estética e redes sociais no campo da dança no Brasil. Atua como diretor artístico do Três em Cena (GO).
(fotos: Juliana Moraes/João Rafael/Michael Silva)