contato

agenda

icons
site evento

Além dos 9 trabalhos selecionados, na Mostra de Teatro Estudantil o TUSP oferece também uma série de apresentações e ações convidadas, incluindo três oficinas gratuitas com grandes nomes da cena teatral. Não perca!

Entre 11 e 13 de março, das 10-13h, acontece a primeira oficina da Mostra, A Escuta, a Presença e a Energia no Trabalho em Grupo, com Julio Maciel, do Grupo Galpão, com 20 vagas GRATUITAS destinadas a atores e estudantes de teatro.

Julio Maciel é integrante do Grupo Galpão desde 1990. Por mais de 20 anos tem desenvolvido oficinas em diversas regiões do Brasil a partir do aprendizado adquirido ao longo dos anos como integrante do grupo. Ao longo dos anos o trabalho do Grupo Galpão tem se desenvolvido através de encontros com diversos diretores e criadores, que propiciaram ao grupo a obtenção de um grande número de práticas que levaram ao amadurecimento de suas criações. Esta oficina visa a partilha de algumas destas experiências, focando no aprimoramento da escuta, da atenção e produção de energia para o trabalho do ator.

A segunda oficina acontece entre 28 e 30 de março, das 10-13h, com Cecilia Thumim Boal. Todos os dias serão realizados exercícios a partir do livro de Augusto Boal Jogos para atores e não atores e leitura comentada de trechos do livro fundamental de Boal, Teatro do Oprimido:
- Exercícios corporais de voz e de ritmo, para promover não só o treinamento necessário mas maior integração entre participantes.
- Trabalho com teatro-imagem e com algumas das técnicas do Arco Íris do desejo; trabalho com improvisação , inspirado no método de Stanislávski, a grande referência do trabalho atoral no Teatro de Arena de São Paulo , permitindo a elaboração de cenas que serão posteriormente transformadas em teatro-fórum;
- apresentação pública de uma ou várias cenas de teatro-fórum;
(No dia 30, às 16h  acontece na Mostra um evento especial de leituras a partir de Feira Paulista de Opinião, com direção de Marco Antônio Rodrigues e dramaturgos convidados, com realização do Instituto Boal e a Corpo Rastreado. Confira mais detalhes no evento).

Finalizando as oficinas da Mostra, de 3 a 5 de abril, das 10-13h, recebemos a oficina O Ator e o Movimento, com Ciro Barcelos. Voltada a atores e dançarinos com alguma base de estudo, a oficina tem por objetivo despertar a consciência do papel decisivo desempenhado pelo corpo na atuação. A expressão corporal, a voz, a palavra, tudo é movimento. Faz-se portanto necessário recuperar a energia adormecida no corpo, instrumento da interpretação. Dinâmicas corporais e vocais possibilitam um desbloqueio interno para se chegar a uma percepção mais apurada da própria interpretação – pois antes de interpretar terceiros, o ator deve saber interpretar a si mesmo.

Ciro Barcelos é ator, coreógrafo e encenador aprimorou a sua metodologia de trabalho através de suas experiências com o Dzi Croquettes, Theatre du Silence (Paris), Pina Bausch (Alemanha) Maurice Bejárt ( Bélgica) o mímico Marcel Marceau (Paris) e Escola de balé do Teatro Opera de Paris. Viveu na Europa, na Índia e Turquia estudando técnicas de dança, teatro físico e de dinâmicas de autoconhecimento e libertação do ator.

 As inscrições para as oficinas acontecerão mediante envio de currículo e carta de interesse para mostraestudantiltusp@gmail.com.