contato

agenda

icons
evento

Reconhecendo a dramaticidade e simbologia da luz, seu potencial poético e sua ampla forma de representatividade, a oficina Dramaturgia da Luz  objetiva aos participantes sensibilizar o olhar sobre a alquimia da luz  e pensá-la como uma potencializadora do espaço, trazendo esta experiência como uma poderosa, inspiradora e misteriosa ferramenta capaz de ultrapassar a função de visibilidade material e expandir-se para um universo subjetivo, simbólico e imagético, desafiando nossa percepção visual.

Assim, a oficina se propõe a examinar a luz como potência desencadeadora de processos criativos no território expandido do teatro, que partilha elementos com poéticas vizinhas, tais como a visualidade, a teatralidade e a performatividade. Nestas esferas artísticas, a luz é um dos elementos de composição da obra, que se complementam para a formação do todo, multiplicando as possibilidades de criação de sentidos, atmosferas e plasticidade da cena e alargando a concepção do autor/encenador/criador.

Light designer, diretora de cena e artista visual, Claudia de Bem nasceu em Porto Alegre (RS) e reside atualmente em São Paulo. Doutoranda na ECA-USP, mestre em artes cênicas, especialista em iluminação e design de interiores, é membro honorário da APCEN (Associação Portuguesa de Cenografia). Sua experiência inclui dez premiações nacionais na área de design cênico. Em 2015, participou da equipe da representação brasileira para a Seção dos Países e Regiões da Quadrienal de Praga (Espaço e Design da Performance). Desde 2006 se dedica à pesquisa sobre luz e percepção, e desenvolve projetos artísticos nas áreas de teatro, cinema, música, artes visuais e design de interiores.

Período: 6, 7 e 8 de outubro de 2017. Sexta, 18h-22h; Sábado e domingo, 10h-13h e 14h-18h.

Público-alvo: Alunos, diretores teatrais, coreógrafos, atores, técnicos de iluminação, iluminadores, fotógrafos, designers e aqueles que se interessam pela arte da luz.

Inscrições: Os interessados deverão enviar até 01 de outubro de 2017, impreterivelmente, e-mail para o endereço tuspline@usp.br contendo no corpo da mensagem carta-interesse e breve currículo (máx. 10 linhas cada). A relação de selecionados será divulgada no site e no facebook do TUSP. (25 vagas | gratuito)

Imagens: Ronda do Lobo (espetáculo, 2011. Com Marcelo Adams e Gisele Cechinni. Fotografia: Claudio Etges) | Emoções Luminosas (vídeo-instalação, 2010. Cláudia de Bem)