Outro K: temporada 2016
contato

agenda

icons
k

Alguém certamente devia ter caluniado Joseph K, pois numa manhã ele foi detido, sem ter feito mal algum”
Franz Kafka, O Processo

OUTRO K é a primeira montagem do Núcleo TUSP na capital, livremente inspirada em O Processo, de Franz Kafka. A adaptação busca percorrer o romance kafkiano e traduz uma leitura da obra, uma dentre muitas possíveis: uma denúncia contra a burocracia, contra as estruturas de poder – visíveis e invisíveis –, e um retrato absurdo da condição humana.

Falar de O Processo é falar um pouco da literatura do século XX, de uma de suas mais importantes obras e de um de seus mais importantes autores. Uma história que, ao lado de A Metamorfose, figura entre as grandes criações universais e faz parte do nosso imaginário coletivo. Nenhuma visão específica será capaz de dar a palavra final sobre o texto de Kafka – e sua grandeza, em parte, reside justamente nisso.

O trabalho teve por base uma primeira adaptação mais cronológica dos acontecimentos do romance kafkiano e que, aos poucos, foi sendo remoldada na sala de ensaio: textos foram substituídos por imagens, personagens viraram narradores, que trouxeram pontos de vista específicos à trajetória de K, em substituição ao narrador onisciente. Kafka foi o ponto de partida para uma tentativa de um material que instigasse voos imaginativos coletivos.

Os Núcleos TUSP constituem uma ação continuada do Teatro da USP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com presença desde 2010 nos campi de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos. O atual Núcleo TUSP da capital tem uma perspectiva de experimentação cênica independente, em uma ação artística de extensão universitária. Ao longo de dois semestres, atores de diferentes formações foram selecionados para um laboratório de montagem. A abertura do resultado deste primeiro processo se deu com cinco apresentações em novembro de 2015, na Sala Experimental do TUSP, e tem sua continuidade com a atual temporada, de 5 a 20 de março de 2016 (SESSÕES EXTRAS: 2, 3, 9 e 10 de abril).

Direção e adaptação René Piazentin
Assistência de direção Otacílio Alacran
Design de luz e som Thaís Giovanetti
Elenco Carolina Viana, Débora Tieppo, Leandro Galor, Litta Mogoff, Marcelo Bosso, Renata Alves e Stefani Mota