São Paulo, 11 de dezembro de 1998 n.357/98
Arquivo
Estudo tenta explicar a locomoção humana
Pesquisa em andamento na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto tem como principal objetivo detectar a construção do processo de cognição espacial e a representação do espaço em crianças com idade entre três e cinco anos e meio. 

 

Cursinho da Poli continua com inscrições abertas para o próximo ano
 
 

HCparticipa da Rede de Informação Entre Amigos destinada às pessoas com deficiência
 
 

Dançaterapia em São Carlos
 


Destaque


Desvendando os mistérios da locomoção humana

        Pesquisa que vem sendo realizada pela pedagoga Cristina Ruffino Jalles, ainda inédita do ponto de vista evolutivo, está investigando, basicamente, o que o ser humano leva em conta na locomoção: a configuração geral, a representação geográfica do ambiente, ou pistas especí-ficas? O estudo denominado Estrutura e Desenvolvimento da Representação Espa-cial em Crianças objetiva detectar a construção do processo de cognição espa-cial e a representação do espaço em crian-ças com três, quatro e cinco anos e meio, e é tema da tese de doutorado de Cristina na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto. "Vou comparar o desempenho e comportamen-to das crianças dentro de um determinado espaço configurado, nessas diferentes idades", explica.
        Segundo a pesquisadora, a inten-ção é ver a adequação de dois modelos. "O primeiro a ser testado foi o de O'Keffe e Nadel, pesquisadores que desenvolve-ram, a partir de dados com animais, a tese de que estes constróem uma represen-tação geral de um ambiente como um mapa e, na medida que se locomovem, a posição é reutilizada nesse mapa cognitivo mental armazenado na me-mória, onde dali ele pode inserir distâncias, direções ou qualquer outra in-formação. O segundo, de MacNaughton, define que o experimentado tem visões que combinam informações, levando em conta os movimentos. Esse autor acredita que temos percepções imediatas, e que elas são isoladas a princípio, integrando uma com a outra e, automaticamente, integrando o movimento", explica. A partir desses modelos, ainda não utili-zados em crianças, a pesquisadora está analisando o comportamento delas frente a diferentes situações. "Assim, poderemos ver se um ou outro pode explicar o seu comportamento", completa. Para o desen-volvimento do estudo, Cristina vem utilizando duas novas construções — brinquedos — na Creche Carochinha, no Campus de Ribeirão Preto: uma espécie de margarida de oito pétalas (um labirinto radial com oito braços) e um banco de areia, simetricamente construídos.
        Cristina define que a cognição espacial é uma habilidade básica de qualquer animal que se locomove no espaço em que vive. O grande interesse, do ponto de vista aplicado, embora a aplicação não seja o objetivo do trabalho, é a sua utilização em navegação, aviação e construção de equipamentos visuais. "Queremos contribuir dentro desse conhe-cimento, porque faltam informações de pesquisa com humanos nessa área", conta. "Numa perspectiva comparativa, permite-se começar a desenvolver conhe-cimento de como a evolução vem moldando esses processos cognitivos ligados ao espaço, entre os humanos, e assim comparando dentro da necessidade de cada espécie, que tipo de estratégia ela usa e assim por diante".
        Segundo Cristina, os dados obti-dos até agora ainda não foram analisados. "Aparentemente, a grosso modo, o primeiro grupo de crianças não conseguiu representar o labirinto como um todo, não conseguiu lembrar os braços no qual entraram e voltaram a entrar várias vezes. Assim, pressupõe-se que essas crianças não utilizaram as pistas, mas é cedo para falar de resultados", afirma.
        Mais informações: ( (016) 610-6275.


Cursinho da Poli está com inscrições abertas para 1999

        O Cursinho da Poli (Escola Politécnica da USP) está com inscrições abertas até 22 de janeiro do próximo ano para suas turmas de março. Ao todo, são 800 vagas oferecidas a estudantes de baixa-renda, 550 no período noturno e 250 para os finais-de-semana.
        O Curso Pré-Vestibular, sem fins lucrativos, é um projeto social que vem sendo mantido pelo Grêmio da Poli desde 1987. Ele é dirigido à população de baixa renda que, por não poder arcar com as despesas de um cursinho comum, vê-se impossibilitada de competir por uma vaga no vestibular. Isso contradiz o ideal do ensino público, uma das bandeiras defendidas pelo Grêmio. De acordo com Renato Rodrigues, presidente da atual gestão do Grêmio Politécnico (Associação dos Alunos da Escola Politécnica da USP), "o objetivo é lutar por uma universidade pública de qualidade e democratizar o acesso a ela. Em onze anos de funcionamento, o curso apresenta um dos melhores índices de aprovação em universidades públicas, cerca de 33%", contabiliza .
        O processo de seleção de alunos é dividido em duas etapas: em 31 de janeiro de 1999, os candidatos se submeterão a uma prova de conhecimentos gerais. Os aprovados passam então por uma avaliação sócio-econômica. Os alunos selecionados, além do direito de estudar no local, de assistir às aulas e de freqüentar os plantões individuais, rece-bem também acompanhamento psicológi-co e orientação vocacional, ambos promovidos pelo Instituto de Psicologia da USP. E não se trata somente de estudo.
        Atualmente, as aulas do Cursinho podem ser acompanhadas também em Campinas, Jundiaí e São Carlos, entre outras cidades, através dos programas Clip Vestibular e Manhãs de Vestibular, que a Rádio USP (93,7 FM) leva ao ar em horários fixos de sua programação. Clip Vestibular é um boletim de três minutos em que professores do Cursinho da Poli dão dicas e sugestões, alertam para as "pegadinhas" e comentam as matérias da primeira fase da Fuvest. Vai ao ar de segunda a sexta-feira às 7 horas, 9h30, 14h30, 17h30 e 21h30, e aos sábados e domingos às 7h30, 10 horas, 14h30, 17h30 e 21h30.
        O Manhãs de Vestibular é uma espécie de Plantão de Dúvidas, transmitido nos dias que antecedem as provas da Fuvest, das 8 às 12 horas, como uma grande aula de quatro horas, na qual até equações são ditadas e resolvidas no ar. Este ano o programa ainda está na Internet. Nos dias de prova, a rádio transmite também os gabaritos, de hora em hora, até o final da programação. Os programas podem ser ouvidos até 7 de janeiro, quando acaba a segunda fase da Fuvest.
        Para se inscrever, o interessado deve comprar o manual, por R$5,00, e pagar a taxa de inscrição de R$35,00. Não há mensalidades.
        Mais informações: ( (011) 210-4722.


Cursos, Seminários e Palestras


Aula demonstrativa de Dançaterapia
        O Grupo de Dançaterapia da 3ª idade, coordenado pela terapeuta Nara Vieira Gomes Pereira, faz, no próximo dia 14, uma aula demonstrativa do curso promovido pelo Centro Cultural da Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos (PCASC) da USP.
        A aula começa às 18 horas, no Auditório do Centro de Convivência (Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, ao lado do Observatório). Às 19 horas, haverá uma performance do Grupo de Estudantes de Dançaterapia, integrada à aula demonstrativa. A entrada é franca.
        Mais informações: ( tel/fax (016) 273-9106.
 
 


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        A TV USP na semana de 14 a 20 de dezembro apresenta os seguintes programas:
        60 anos da Quarta Internacional traz uma entrevista com o professor de História Oswaldo Coggiola sobre a trajetória política e pessoal de Leon Trotsky, desde sua participação na Revolução de 1917, a perseguição sob o stalinismo, a organização da IV Internacional e sua morte no México. Ilustrado com imagens raras e filmes inéditos. Este programa será exibido nos seguintes horários: segunda-feira (14): 8 horas, 12h30, 17 horas e 21h30; quarta-feira (16): 9 horas, 13h30, 18 horas e 22h30; sexta-feira (18): 10 horas, 14h30, 19 horas e 23h30; domingo (20): 11h30 e 20h30.
        Olhar da USP - Direitos Humanos (parte 2) é a continuação da mesa redonda em que se discutiu os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mediada pelo professor Bernardo Kucinski, do curso de jornalismo da USP, esta mesa teve a participação da educadora Maria Victoria Benevides e do jurista Fabio Konder Comparato. Este programa será exibido nos seguintes horário: terça-feira (15): 8h30, 13 horas, 17h30 e 22 horas; quinta-feira (17): 9h30, 14 horas, 18h30 e 23 horas; sábado (19): 11 horas, 15h30, 20horas e 0h30; domingo (20): 16 horas e 1 hora.
        Mais informações: ( (011) 818-4101; e-mail: tvusp@edu.usp.br.
 

Cinusp prossegue mostra de filmes mexicanos
        De 14 a 18 de dezembro, o Cinusp "Paulo Emílio" prossegue com a mostra O Jovem Cinema Mexicano exibindo Lolo, de Francisco Athié.
        As sessões acontecem de segunda a sexta-feira, sempre às 18h30. O Cinusp localiza-se na rua do Anfiteatro, 181 – Favo 4 – Colméia, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3540; e-mail: prceu@org.usp.br.


HC participará da Rede de Informações sobre Deficiência
        Será lançada dia 15 de dezembro, às 8h30, no Salão Trianon A do Sheraton Mofarrej Hotel, Entre Amigos, uma Rede de Informações sobre Deficiência que pode ser acessada pelo endereço virtual http://www.entreamigos.com.br.
        Coordenada pela SORRI-BRASIL, a Rede conta com o apoio da UNICEF e de mais 22 organizações não-governamentais e órgãos públicos, além da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A Rede tem por objetivo tornar disponíveis todos os tipos de informação, serviços e produtos de interesse das pessoas com deficiência.
        A Entre Amigos também colocará no ar um fórum virtual de temas polêmicos, consultas a especialistas por e-mail, entrevistas com deficientes e profissionais, resumo das notícias, resenhas de livros e teses, banco de dados, além de links com outros sites.
        O Sheraton Mofarrej Hotel fica na Alameda Santos, 1437.
        Mais informações: ( (011) 549-0111, ramal 15, com Cecília.
 
 


Quadro de Avisos

Concurso para docente na FMRP
        A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está com inscrições abertas até 23 de dezembro para o processo seletivo de provas para a contratação de um (01) docente, categoria professor doutor, referência MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Clínica Médica.
        Mais informações: ( (016) 633-1804 e 602-3114.
        Internet: http://www.fmrp.usp.br, no setor Concursos.

Medicina faz mais um professor emérito
        No último dia 27 de novembro, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, concedeu, em sessão solene de sua Congregação, o título de Professor Emérito ao prof. Eduardo Moacyr Krieger, que por 30 anos esteve vinculado ao Departamento de Fisiologia da Faculdade, até 1985, quando se aposentou. Ele foi um dos pioneiros da FMRP, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira docente, desde o doutorado até professor titular.
        Na mesma noite, o professor recebeu da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto o título de cidadão ribeirãopretano. A homenagem havia sido aprovada por unanimidade pelo plenário do Legislativo local.
 
 


Defesa de teses

Instituto de Geociências
Mestrado
        Aspectos geomorfológicos e geoespeleologia do carste da região de Iraquara, centro-norte da Chapada Diamantina, Estado da Bahia. Francisco Wiliam da Cruz Junior. Dia 17/12, 14 horas.
        Geologia e geocronologia da ilha do Cardoso, sudeste do Estado de São Paulo. Werner Weber. Dia 18/12, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-3958.

Instituto Oceanográfico
Doutorado
        Dieta alimentar de jovens e adultos da corvina, micropogonias furnieri (Desmarest, 1823) do Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia (SP). Vicente Eugênio Chiong Campos. Dia 18/12, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-6528.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Caracterização sorológica e molecular dos rotavírus humanos identificados no Estado de São Paulo, no período de 1986 a 1992.Maria do Carmo Sampaio Tavares Timenetsky. Dia 18/12, 9h30.
        Proteínas ligantes de cálcio da retina: co-licalização com receptores ionotrópicos de acetilcolina e de glutamato. Claudia Marie Araki. Dia 18/12, 14 horas.
Mestrado
        Expressão das isoformas da molécula cd45 pelos linfócitos esplênicos durante as fases aguda e crônica da Doença de Chagas experimental.Marcos Augusto Grigolin Grisotto. Dia 18/12, 9h30.
        Eficiência imunodiagnóstica de seis proteínas do trypanosoma cruzi obtidas pela tecnologia do DNA recombinante, na doença de chagas. Sueli Fatima de Bastos. Dia 18/12, 14h30.
        Mais informações:( (011) 818-7439.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        A democracia cristã em São Paulo: princípios e práticas políticas. Áureo Busetto. Dia 18/12, 9 horas.
        Catequese e evasão, etnografia do aldeamento indígena de São Pedro de Alcântara, Paraná (1855-1895). Marta Rosa Amoroso. Dia 18/12, 14 horas.
        Uma morte privilegiada? Suicídio, história e literatura nos Estados Unidos no final do século XIX. Susan Anne Semler. Dia 18/12, 14 horas.
        Edição crítica de textos científicos: proposta de edição crítica de princípios de lingüística geral de Mattoso Câmara Júnior. Nilda Santos Cabral. Dia 18/12, 14 horas.
Mestrado
        O resgate do cadáver. O último canto de Ilíada (Estudo e tradução). André Malta Campos. Dia 18/12, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Instituto de Biociências
Mestrado
        Análise do status de conservação das unidades de paisagens no complexo estuarino-lagunar de Iguape-Cananéia-Guaraqueçaba. Márcia Gonçalves Rodrigues. Dia 18/12, 9h30.
        Mais informações: ( (011) 818-7517.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        As representações sociais de mulheres soropositivos ao HIV sobre o seu processo saúde-doença. Celi Cristiane Pereira Alencar. Dia 17/12, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page:http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza(Mtb: 11552)
Repórteres: Antonio Carlos Quinto e Ivanir Ferreira
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Maria Carolina Maia e Alvaro Magalhães
home
page