São Paulo, 24 de setembro de 1999 n.459/99
Arquivo

 
Repressão não soluciona problema da criminalidade
Professor de Direito Penal da USP critica a política do Estado de repressão ao criminoso no combate à violência. Denuncia também a publicidade e a mídia como grandes potencializadores da criminalidade, e as deficiências sociais como sua grande causa.

Simpósio do HC discute as conseqüências do abuso do álcool
 

Palestras sobre nutrição no Centro Maria Antonia
 

O uso da cor na arquitetura em debate na FAU


Destaques


Repressão não é solução para o crime e a violência
        A repressão ao criminoso ainda é a opção adotada pelas lideranças de nosso País e exigida pela sociedade. Porém, para o professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP, Sérgio Salomão Shecaira, "violência não é caso de polícia. Com uma política repressiva o Estado acaba gerando mais violência". Ele acredita que para se resolver os problemas, deve-se atacar deficiências sociais como a fome, o desemprego, a discriminação e o individualismo.
        A recente aprovação da Lei de Crimes Hediondos que aumenta as penas, segundo Shecaira, comprova a opção das autoridades pela repressão no combate a violência. "A ameaça da prisão não sensibiliza o criminoso e a punição como solução não reduziu os índices de criminalidade em países que adotaram a pena de morte", diz. "Temos mais crimes, mais leis, mais penas, mais cadeias, mais criminosos, mais presos, mais impostos a pagar, mas não menos delitos", afirma.
        Segundo o professor, as autoridades criam leis incompatíveis com um Estado que deve ser respeitador e distribuidor da Democracia e do Direito, acabando por violar a dignidade do cidadão. Diante de toda essa violência sofrida pela população brasileira, Shecaira denuncia a ineficácia das políticas adotadas pelo governo no sentido de aumentar a punição dos criminosos. Como exemplo de desrespeito das leis aos cidadãos, ele cita um fato recente, que culminou com a morte de um calouro da Faculdade de Medicina da USP. "A prisão de um aluno envolvido no trote, mas não no homicídio, foi amparada numa lei que regulariza a prisão provisória de um possível suspeito de homicídio por cinco dias, prorrogável por mais cinco", diz. Para ele, que participou da comissão que apurou os fatos, a prisão, regularizada por uma lei, se deu sem nenhuma justificativa.
        Outro grande potencializador dessa criminalidade, segundo o professor, é o incentivo ao consumo nas campanhas publicitárias carregadas de slogans. "Se hoje há um aumento da criminalidade é porque estamos numa sociedade que alardeia a possibilidade de ascensão social, centrada e concebida no consumo". Para ele, as propagandas induzem na população a idéia de que o dinheiro propicia lindos carros, belos passeios, mulheres bonitas, mas na realidade o acesso ao consumo é quase inexistente. "Num país onde o índice de desemprego chega a 20% nas grandes cidades, as pessoas tendem a ser encaminhadas de forma quase que natural para o crime".
        Para Shecaira, o jornalismo também se firma sob a indústria da criminalidade. "Quanto mais se fala sobre criminalidade mais notícias se vende, por isso proliferam os programas sensacionalistas". O jornalismo bombardeia a sociedade com fatos para vender seus jornais, potencializando o medo e o afastamento social. "A criminalidade é objeto construído e não propriamente um fato real. Quem constrói essa realidade social em grande parte é a mídia", afirma.
        Shecaira participou nesta semana do evento USP fala sobre Violência.
        Mais informações: ( (0XX11) 3104-5447.


Cursos, Seminários e Palestras

Palestra na FAU
        A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realiza, dia 28, às 14 horas, a palestra O uso da cor na arquitetura, com a participação de técnicos da Suvinil. O evento é coordenado pelo Grupo de Disciplinas Comunicação Visual do Edifício e da Cidade (GDPV) e acontece na sala 801 da FAU.
        Mais informações: ( (0XX11) 813-2511/4801.

Curso de agribusiness
        Estão abertas as inscrições para o VIII Curso PENSA de agribusiness, realizado pela Fundação Instituto de Administração, conveniada com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Destinado a profissionais ligados ao sistema agroindustrial e instituições financeiras, entre outros, seu objetivo é abordar aspectos teóricos, conceituais e práticos que se relacionem aos negócios agroindustriais. O curso acontece de 8 de outubro a 27 de novembro no Centro de Treinamento FIA, rua José Alves Cunha da Lima, 172, São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 210-5966 e 818-5848, ou pelo e-mail srgiorda@usp.br.

Qualidade e lucratividade
        O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica (Poli) da USP lança em outubro o curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos, organizado a partir de pesquisa entre diretores e gerentes de grandes e médias empresas ligados à área de desenvolvimento de produtos.
        Confira as disciplinas que podem ser cursadas, no contexto de especialização ou como atualização, no mês de outubro:
        Ferramentas para o desenvolvimento de produtos com planejamento, criatividade e qualidade, início dia 15, das 19h30 às 22h30, com o professor Paulo C. Kaminski.
        Liderança, poder e negociação, início dia 18, das 19h30 às 22h30, com o professor Ricardo Rodrigues Buonanni.
        Técnicas de criatividade: desenvolvendo o potencial criativo, início dia 14, das 19h30 às 22h30, com o professor Marcelo Massarani.
        As inscrições devem ser feitas até 1o de outubro.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5285/5287.

Mestrado profissional
        Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos da quarta turma do Mestrado Profissional - Habitação: Planejamento e Tecnologia, oferecido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para qualificação e formação profissional. São 14 disciplinas eletivas, destinadas ao profissional que atua no mercado. A duração mínima é de um ano, e as aulas são ministradas, normalmente, das 19 horas às 22h30.
        O prazo de inscrições para o processo termina em 19 de novembro.
        Mais informações:((0XX11) 3767-4720 ou pelo e-mail jgarcia@ipt.br , com João Garcia.

Palestras no Ceuma
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) realiza, como parte da 4a Semana de Arte e Cultura da USP, os seguintes eventos
        Dia 26, das 9h30 às 16 horas: A presença africana na cultura brasileira, integrante da Jornada Científica, proferida pela professora Dilma de Melo Silva.
        Dia 27: A alimentação como fator de promoção da saúde, com as professoras Maria de Fátima Marucci e Ana Maria Cevato.
        Dia 28: Necessidades nutricionais e processos de envelhecimento, com as professoras Maria de Fátima Marucci e Ana Maria Cevato.
        Apresentação, às 17h30, da peça Quarta-feira, sem falta, lá em casa, de Mário Brasini, com direção de Roberto M. Machado.
        Dia 29: Guia alimentar para a terceira idade, com a professora Maria de Fátima Marucci e a nutricionista Alessandra Lucca.
    Todas as palestrantes pertencem ao Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, sendo que as três últimas palestras acontecem das 14 às 17 horas e integram o programa A 3a idade no próximo milênio.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/7182.

Repercussões do alcoolismo
        Dando continuidade à Campanha de Prevenção ao Alcoolismo - Mais Vida Menos Álcool -, lançada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em conjunto com a Assembléia Legislativa e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, acontece no dia 28 o simpósio Álcool e suas Repercussões Médico-Sociais. O evento, que tem como objetivo discutir as doenças e conseqüências do abuso do álcool e alcoolismo, e sensibilizar a opinião pública sobre o problema e atingir o maior número de agentes formadores, tem início às 8 horas, no Centro de Convenções Rebouças, que fica na Av, Rebouças, 600. As inscrições, que custam R$20,00, podem ser feitas por fax, telefone, e-mail ou no local, até o dia do evento.
        Mais informações e inscrições: ( (0XX11) 814-2477 e 814-2070, ou pelo e-mail wte@sanet.com.br .

Aulas abertas para oficina de artes
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP está oferecendo, entre 27 de setembro e 1° de outubro, aulas abertas para suas oficinas culturais. Confira a programação:
        500 anos de arte no Brasil. Segunda (27) e quarta-feira (29), das 14 às 16 horas ou das 16 às 18 horas.
        Arte no século XX - Vanguardas artísticas no pós-guerra. Terça (28) e quinta-feira (30), das 14 às 16 horas ou das 16 às 18 horas.
        Xilogravura. Quarta-feira (29), das 16 às 18 horas ou das 19 às 21 horas.
        Desenho e movimento. Quinta-feira (30), das 19 às 21 horas.
        Pintura técnica mista. Quarta-feira (29), das 16 às 18 horas.
        As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente no Centro.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/7182.

Terceira idade e arte
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza, de 27 de setembro a 1º de outubro, a Semana Comemorativa "Manifestações Artísticas e Culturais das Pessoas Idosas", encerrando as atividades de comemoração do Ano Internacional do Idoso. As atividades estão sendo organizadas em parceria com o programa "Lazer com Arte na Terceira Idade", do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.
        A programação começa no dia 27, com a abertura da exposição "Lazer com Arte na Terceira Idade", no saguão da Biblioteca CIR da FSP. A exposição continuará em cartaz até 1º de outubro, das 8 às 19 horas. No dia 30, às 12h30, está programada apresentação de Tai-Chi-Chuan e, às 13 horas, Dança Típica Italiana, no saguão da FSP. O encerramento acontece no dia 1º de outubro, com a apresentação do Coro da Universidade Aberta à Terceira Idade da USP, às 13h30, e o lançamento dos livros "Quem disse que Papai-Noel não existe?", de Eli Gonçalves, e "Os Lusiados– Terceiro Milênio", de Marius de Pontmercy.
        O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece na FSP/USP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7787 ou 818-3161.


Agenda Cultural

4ª Semana de Arte e Cultura em São Carlos
        A USP de São Carlos realiza, de 27 de setembro a 03 de outubro, como parte da 4ª Semana de Arte e Cultura da USP, os seguintes eventos:
        Dia 27: - Abertura da exposição, de trabalhos em giz de cera das crianças do projeto Pequeno cidadão, na Biblioteca Central da Escola de Engenharia de São Carlos. O período de visitação vai de 27/09 a 14/10. Inauguração, às 17 horas, da exposição fotográfica Desenvolvimento das atividades rodoviárias de São Paulo, no Centro de Divulgação Científica e Cultural do Instituto de Física da USP São Carlos. O período de visitação vai de 27/09 a 03/10. Início do ciclo de vídeo Novo cinema brasileiro, às 20 horas, no Centro de Divulgação Científica e Cultural do IFSC/USP. O ciclo prossegue até o dia 03/10, sempre às 20 horas.
        Dia 28: - Apresentação na Praça Central da USP de São Carlos do show de MPB e jazz Música dos professores na praça, às 12 horas. - Palestra Relação trabalho-corpo, proferida pela fisioterapeuta Marluce Hilário, às 17 horas, no Auditório do Centro de Convivência, Av. Dr. Carlos Botelho, 1465. Apresentação do debate O cinema de Fellini, uma leitura a partir de Otto & Mezzo, Amacord e Intervista, às 21h15, após a exibição do filme Otto & Mezzo às 19 horas. O evento acontece no Anfiteatro de Convenções da Escola de Engenharia da USP de São Carlos.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9106

Sinfônica da USP na FAU
        A Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), sob a regência de Reinaldo Bologna e tendo como solista Alexandre Miranda, fará uma apresentação dia 30 de setembro, às 12h30, no Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, na Rua do Lago 678, Cidade Universitária. No programa estão a Serenata de Tchaikovski, Bachianas Brasileiras nº 9, de Villa-Lobos e o Concerto para Contrabaixo e Orquestra, de Botessini.
        Mais informações: ( (0XX11) 813-2511; 818-4801.


Livros, Revistas e Publicações

Administração Municipal
        No próximo dia 28, das 14 às 16 horas, a Fundação Prefeito Faria Lima - Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Municipal (Cepam) fará a apresentação do livro A administração municipal - contexto e tendências para o próximo milênio. Haverá um debate sobre a obra, com a presença do professor James Ferrer, da The George Washington University e diretor do Institute of Brazilian Business and Management Issues (IBI). O evento será no auditório do Cepam, na Avenida Lineu Prestes 913, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-0374/818-0428, com Odilon ou Roseli.


Quadro de Avisos

Cooperação cultural
        A USP assina, no dia 30, um convênio de cooperação cultural com a Associação de Cultura Judaica, em uma sessão solene em memória do senhor Leon Feffer, diretor-presidente da Cia. Suzano de Papel e Celulose. A cerimônia acontece às 18 horas, na Sala do Conselho Universitário, localizada à Rua da Reitoria, 109, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3402.

Contra o sedentarismo
        O Cepeusp promove, entre 28 de setembro e 2 de outubro, a segunda edição da campanha Cartão Vermelho ao Sedentarismo, oferecendo atendimento individual gratuito através da avaliação física, além de aconselhamentos. O projeto, aberto às comunidades USP e externa, conta com a participação da Escola de Educação Física e Esporte da USP e do Hospital Universitário, além do apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e da Clínica Pró Fisioterapia.
        De 28 de setembro a 1º de outubro, das 11 às 14 horas e das17 às 19 horas, serão oferecidas medição de pressão arterial e avaliação física, na Portaria Central do Cepeusp, à Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61. No dia 2 de outubro acontecerá a Caminhada Tira Ferrugem II, com início marcado para as 9 horas, na Portaria 2 do Cepeusp, que fica na Avenida da Raia. Haverá sorteio de brindes para os participantes.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3361.


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado

        Estrutura das demonstrações contábeis das instituições financeiras, bancos comerciais e múltiplos: um estudo sobre a falta de transparência. Olavo Borges. Dia 27/09, 17h30.
        Sistemas corporativos de informação para o gerenciamento de projetos: um estudo exploratório. Fernando Rodrigues Teixeira Dias. Dia 29/09, 9 horas.
        As atividades de marketing de hospitalidade em empresas do setor hoteleiro: um estudo de casos. Graziela Grassi Jimenez. Dia 29/09, 9 horas.
        Planejamento e controle financeiro e suas relações com a lucratividade nas concessionárias de automóveis do Triângulo Mineiro. Marcos Roberto Alves da Silva. Dia 1º/10, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home 
Page