São Paulo, 
tecnologia
27/06/2002
Transmissão pioneira de programação de rádio
para surdos acaba por falta de patrocínio
O programa Clip Informática, da Rádio USP, não pode mais ser acessado por surdos, via internet, devido a falta de patrocínio. A última transmissão foi realizada em janeiro
Marcelo
Gutierres

imprimir 

A falta de patrocínio acabou com uma iniciativa pioneira: o acesso de surdos a uma programação radiofônica. O projeto de Alexandre Neto, editor do programa Clip Informática, da Rádio USP (93,7 MHz FM), que vai ao ar todo domingo a partir das 11 horas, permitia que surdos acompanhassem o programa pela internet. "Alinhamos a internet à linguagem de sinais, que é transmitida através de imagens de uma 'tradutora' especializada", explica Alexandre.

A transmissão radiofônica na íntegra para os surdos começava com a gravação antecipada de imagens de uma pessoa que utilizava a linguagem de sinais. Essas imagens ficavam disponíveis aos que buscavam ouvir o programa pela internet. "Aí os surdos recebiam as imagens no mesmo momento em que entrávamos no ar", diz Alexandre.

A primeira transmissão do gênero foi feita em setembro de 2001. A última, em janeiro de 2002. "Além da informática, trazíamos também aos nossos 'ouvintes' dicas sobre o mercado de trabalho, saúde e debates sobre surdez", relata o editor.

Clip Informática vai ao ar normalmente, o que Alexandre lamenta é o fato de não ter mais condições de transmitir a programação aos surdos. "Recebíamos acesso de internautas da Venezuela, Chile e até do Japão."

Música para os ouvidos
A respeito da programação musical veiculada em Clip Informática, Alexandre explica que os surdos preferem ver um videoclipe a receberam a "tradução" da letra de música. "Baseio-me numa pesquisa que fiz com esse público. Eles manifestaram o desejo de somente ver imagens, como nos clipes transmitidos pela MTV, por exemplo."

Alexandre realiza pesquisas e desenvolve projetos para inserção de pessoas surdas no mundo do rádio desde 1988. Ele ressalta que mesmo com o apoio da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC-SP (Derdic) não foi possível dar seqüência ao projeto. A Derdic participa da iniciativa oferecendo consultoria ao programa e informações sobre distúrbios de comunicação.

O editor diz que o orçamento para a produção mensal do programa ficaria em torno de R$ 5 mil. "Estamos procurando pessoas que possam patrocinar essa iniciativa de inclusão social."







· vínculos:
Clip Informática

· mais informações:
(0XX11) 5093-2739 ou e-mail alfen@clipinfo.com.br

sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br