Nosso horizonte se multiplicou e já
atingimos, inclusive, mídias do exterior, como Portugal, Moçambique
e países da América do Sul |
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Chegamos
ao milésimo boletim com a mesma ansiedade do nº 001: noticiar as pesquisas
inéditas e os novos estudos da Universidade ainda desconhecidos do
grande público. Sete anos após a publicação de seu primeiro noticioso,
existe ainda nos repórteres e estagiários da Agenusp a sensação de
que o melhor ainda está por vir. Não nos basta o sucesso de uma Caverna
Digital, de uma Campanha contra a Palmada ou da primeira Interface
de Comunicação Cérebro-Computador da América do Sul. Sabemos que ainda
há muito por fazer e que existem muitos produtores de conhecimento
e tecnologia que precisam ter seus trabalhos devidamente conhecidos
pela sociedade.
Vivemos, hoje, uma realidade diferente do início de nossas atividades.
Muita coisa foi ampliada. A atual equipe conta com quatro jornalistas
e quatro estagiários.
Nosso horizonte se multiplicou e já atingimos, inclusive, mídias do
exterior, como Portugal, Moçambique e países da América do Sul. Em
nosso mailing constam atualmente 659 endereços de redações de jornais,
revistas, emissoras de rádio e de televisão de todo o País. O convênio
com a Agência Estado, que retransmite nossos boletins, permite a multiplicação
desses números.
Nosso novo site na Internet, no ar desde agosto de 2001, é atualizado
diariamente e traz informações do cotidiano da USP na seção USPHoje.
A informação factual passou a ser mais uma modalidade em nossa redação,
como a cobertura da última eleição para reitor. Na oportunidade, os
repórteres da Agenusp informaram às principais redações do País, via
e-mail, desde os primeiros números até o resultado final. A Agenusp
responde pela inclusão diária de informações no Portal da USP, no
endereço www.usp.br, com mais de 2
mil notícias inseridas até o momento, e no Portal do Conhecimento,
no site www.saber.usp.br.
A Agenusp também é responsável pelo Clipping USP, uma seleção de notícias
que permite avaliar a presença da Universidade na mídia brasileira.
Esse serviço, exclusivo para a comunidade interna da USP e para algumas
instituições governamentais, é transmitido diariamente, via e-mail,
em duas ou mais edições, para 91 endereços.
Por intermédio do Clipping USP, podemos aferir, por exemplo, a repercussão
de algumas reportagens realizadas pela Agenusp nos jornais e revistas
de todo o Brasil. No ano passado, em 217 boletins publicados, 757
matérias foram veiculadas na imprensa escrita. Desse total, 338 (44,64%)
foram publicadas em revistas e grandes jornais de São Paulo. No Interior
do Estado, 217 (28,66%); em outros Estados, 183 (24,17%) matérias.
Isso mostra que a Agenusp vai investir ainda mais na nacionalização
de seu produto, que é a divulgação das pesquisas e estudos realizados
na Universidade de São Paulo.
* Antonio Carlos Quinto é jornalista e diretor da Agência USP de
Notícias
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