São Paulo, 
boletim 1000
05/07/2002
Ainda há muito o que fazer
Após sete anos da publicação de seu primeiro noticioso, os profissionais da Agência USP de Notícias sabem que muito ainda tem de ser feito para que a produção científica chegue a seu objetivo final: a sociedade
* Antonio Carlos Quinto

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Nosso horizonte se multiplicou e já atingimos, inclusive, mídias do exterior, como Portugal, Moçambique e países da América do Sul
Chegamos ao milésimo boletim com a mesma ansiedade do nº 001: noticiar as pesquisas inéditas e os novos estudos da Universidade ainda desconhecidos do grande público. Sete anos após a publicação de seu primeiro noticioso, existe ainda nos repórteres e estagiários da Agenusp a sensação de que o melhor ainda está por vir. Não nos basta o sucesso de uma Caverna Digital, de uma Campanha contra a Palmada ou da primeira Interface de Comunicação Cérebro-Computador da América do Sul. Sabemos que ainda há muito por fazer e que existem muitos produtores de conhecimento e tecnologia que precisam ter seus trabalhos devidamente conhecidos pela sociedade.

Vivemos, hoje, uma realidade diferente do início de nossas atividades. Muita coisa foi ampliada. A atual equipe conta com quatro jornalistas e quatro estagiários.

Nosso horizonte se multiplicou e já atingimos, inclusive, mídias do exterior, como Portugal, Moçambique e países da América do Sul. Em nosso mailing constam atualmente 659 endereços de redações de jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão de todo o País. O convênio com a Agência Estado, que retransmite nossos boletins, permite a multiplicação desses números.

Nosso novo site na Internet, no ar desde agosto de 2001, é atualizado diariamente e traz informações do cotidiano da USP na seção USPHoje. A informação factual passou a ser mais uma modalidade em nossa redação, como a cobertura da última eleição para reitor. Na oportunidade, os repórteres da Agenusp informaram às principais redações do País, via e-mail, desde os primeiros números até o resultado final. A Agenusp responde pela inclusão diária de informações no Portal da USP, no endereço www.usp.br, com mais de 2 mil notícias inseridas até o momento, e no Portal do Conhecimento, no site www.saber.usp.br.

A Agenusp também é responsável pelo Clipping USP, uma seleção de notícias que permite avaliar a presença da Universidade na mídia brasileira. Esse serviço, exclusivo para a comunidade interna da USP e para algumas instituições governamentais, é transmitido diariamente, via e-mail, em duas ou mais edições, para 91 endereços.

Por intermédio do Clipping USP, podemos aferir, por exemplo, a repercussão de algumas reportagens realizadas pela Agenusp nos jornais e revistas de todo o Brasil. No ano passado, em 217 boletins publicados, 757 matérias foram veiculadas na imprensa escrita. Desse total, 338 (44,64%) foram publicadas em revistas e grandes jornais de São Paulo. No Interior do Estado, 217 (28,66%); em outros Estados, 183 (24,17%) matérias. Isso mostra que a Agenusp vai investir ainda mais na nacionalização de seu produto, que é a divulgação das pesquisas e estudos realizados na Universidade de São Paulo.

* Antonio Carlos Quinto é jornalista e diretor da Agência USP de Notícias








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