São Paulo, 
história
08/04/2002
Cidades do ABC comemoram 450 anos, mas história dá outra interpretação dos fatos
Santo André e São Bernardo do Campo completam 450 anos em 2003. Contudo, a história dá outra interpretação dos fatos indicando que as origens das duas cidades datam do século XIX
Olavo
Soares

imprimir 

"A 'Paulistarum Terra Mater' não é a Santo André de hoje, mas sim a Vila fundada por João Ramalho no século XVI",
No próximo ano, a cidade de São Paulo completará 450 anos. Ainda este ano, dois municípios que têm suas histórias intimamente ligadas à fundação da Capital paulista comemoram a mesma idade: Santo André e São Bernardo do Campo. Mas, se por um lado as comemorações apontam as duas cidades sendo mais antigas que a Capital, a história nos dá uma outra interpretação dos fatos.

Em 8 de abril de 1553, João Ramalho fundou a Vila de Santo André da Borda do Campo, localizada no atual ABC Paulista. Esta vila permaneceu ativa até 1560, quando depois de sofrer seguidos ataques indígenas foi desativada. "A população que ocupava este local acabou por se transferir para a comunidade de São Paulo de Piratininga, fundada em janeiro de 1554, que originou o município de São Paulo", conta a professora Kátia Maria Abud, da Faculdade de Educação (FE) da USP.

"As cidades de Santo André e São Bernardo que existem hoje nada têm a ver com a Vila fundada no século XVI. Suas origens estão no século XIX, quando formou-se um povoado em torno de uma estação de trem da São Paulo Railway", explica a professora.

Invenção das tradições
Mas se as duas cidades que existem hoje tiveram sua fundação realizada efetivamente no século retrasado, porque celebram 450 anos em 2003? "Isso pode ser definido como invenção das tradições", comenta a professora Raquel Glezer, do Museu Paulista (MP) da USP. Neste processo, o município utiliza elementos do passado para valorizar sua história - e pequenas distorções como estas são até desconsideradas.

De fato, a "invenção das tradições" é bem presente no modo como Santo André e São Bernardo retratam sua história. Ambas as cidades trazem em seus brasões de armas a inscrição "Paulistarum Terra Mater", que as define como a "terra mãe dos paulistas". "De certo modo, essa atribuição é válida, porque São Paulo só ganhou o status de vila após receber a população da Vila de Santo André da Borda do Campo, em 1560", destaca a professora Kátia. "Porém, a 'Paulistarum Terra Mater' não é a cidade de hoje, mas sim a do século XVI", ressalta. Para a professora Raquel, esta definição se encaixa "como um símbolo do município, sem ter valor histórico".

Também há uma curiosidade na data em que Santo André e São Bernardo comemoram seus aniversários. A primeira celebra no dia 8 de abril, a data da fundação da Vila de Santo André; já São Bernardo faz suas comemorações em 20 de agosto, no dia do santo "São Bernardo". Mais uma "invenção de tradições", nestes acontecimentos que misturam a origem de três cidades distintas em uma história que pode ser contada de diversas maneiras.





· vínculos:
Museu Paulista

· mais informações:
(0XX11) 6165-8000, com a professora Raquel, ou 3091-3099, com a professora Kátia

sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br