"A implantação somente
do trecho Sul é menos prioritária, pelo fato de as duas
empresas que possuem a concessão das ferrovias e que transportam
cargas para o Porto de Santos já possuírem ou estarem
encaminhando a construção da infra-estrutura necessária
para melhor acessar o porto' |
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Na
Escola Politécnica da USP (Poli), uma pesquisa desenvolvida
na área de Engenharia de Transportes sugere mudança
na prioridade de implantação do Ferroanel, sistema ferroviário
que deverá ser feito em torno da cidade de São Paulo.
Enquanto o governo prioriza a construção do trecho Sul,
inclusive por razões financeiras, a pesquisa aponta como sendo
mais importante o trecho Norte/Leste na implantação
inicial do Ferroanel.
O trecho Norte/Leste ligaria duas estações ferroviárias
localizadas na Grande São Paulo: Campo Limpo Paulista, cidade
na região norte, e Engenheiro Manoel Feio, estação
em Itaquaquecetuba, na região leste. A outra linha, o trecho
Sul, faria a ligação entre a cidade de Rio Grande da
Serra e o bairro de Evangelista de Souza (zona sul de São Paulo).
A proposta do governo é facilitar o acesso ao Porto de Santos
e melhorar o fluxo da Rede Metropolitana, que atualmente recebe trens
de carga (principalmente da empresa MRS Logística).
A Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo prioriza
a implantação do trecho Sul pela possibilidade de sua
construção ao lado do trecho sul do Rodoanel Viário,
o que representaria um ganho de custo e tempo na obra.
Para o engenheiro Paulo Gimenez Gonçalves, que estudou o projeto
em sua pesquisa de mestrado, a implantação somente do
trecho Sul é menos prioritária, pelo fato de as duas
empresas que possuem a concessão das ferrovias e que transportam
cargas para o Porto de Santos - MRS Logística e Brasil Ferrovias
- já possuírem ou estarem encaminhando a construção
da infra-estrutura necessária para melhor acessar o porto.
Conflito de interesses
Para chegar a essa constatação, Gonçalves usou
o Método da Análise Hierárquica (MAH). O objetivo
era analisar o conflito de interesses das quatro principais partes
envolvidas - Secretaria de Transportes do Estado, CPTM, MRS Logística
e Brasil Ferrovias - de acordo com seis situações: a
construção do Ferroanel inteiro, apenas do trecho Sul,
do trecho Norte inteiro (Eng. Manoel Feio - Mairinque), apenas da
parte leste do trecho Norte (Eng. Manoel Feio - Campo Limpo Paulista,
chamado Norte/Leste), o trecho Norte/Leste mais o Sul, ou a não
construção de nenhum trecho.
Com base no MAH, Gonçalves produziu um questionário
diferente para cada uma das entidades envolvidas, visando verificar
o interesse de cada parte em cada situação de construção.
O resultado foi uma classificação das alternativas de
construção de acordo com a composição
dos pesos dados pelos entrevistados para diferentes fatores, como
"melhora do acesso ao Porto de Santos", "aumento da
capacidade de transporte" ou "aumento da capacidade de transporte
de passageiros". Ao final, seria possível descobrir qual
alternativa de construção atenderia mais amplamente
os interessados.
Prioridades
A princípio, o maior interesse de todos está na implantação
do Ferroanel completo. Depois, o melhor colocado é o trecho
Sul mais o trecho Norte/Leste, seguido pela construção
do trecho Norte completo.
O projeto deve ser construído por etapas, mas a questão
gira em torno de qual trecho é prioritário na construção.
A opção melhor colocada, então, passou a ser
a construção da parte Norte/Leste, entre Campo Limpo
Paulista e Eng. Manoel Feio. Assim, os trens de carga dariam a volta
pelo norte da Grande São Paulo. As maiores beneficiadas seriam
a CPTM, que poderia melhorar o seu sistema urbano de passageiros,
e a MRS Logística, que evitaria a região metropolitana
por meio de uma linha que interligaria outras, uma delas sob sua concessão.
Para a Brasil Ferrovias, dizem os pesquisadores, a obra seria praticamente
indiferente.
O orientador do estudo, professor Nicolau Fares Gualda, ressalta que
o estudo é uma contribuição da Universidade para
a tomada de decisão e para a melhoria do sistema de transporte
da Capital e do Estado, lembrando que os Secretários de Transportes
e de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo fizeram
parte da banca julgadora da dissertação e aprovaram
a tese com elogios ao trabalho realizado.
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