São Paulo, 
ecologia
19/09/2006
Identificação de árvores promove conhecimento e interatividade na Vila Madalena
Projeto idealizado pelo site Vila Madá com a colaboração de professor e alunos do IB mapeia e identifica árvores da região por meio de plaquetas com nome científico, vulgar e procedência da planta
Vanessa
Portes

imprimir 

"O projeto é mais uma forma de a Universidade desenvolver uma atividade de extensão, envolvendo base científica consolidada mas também alcançando a população de uma forma mais acessível"
Na próxima quinta (21), Dia da Árvore, estará finalizada a primeira fase de um projeto que tem como proposta mapear e identificar, por meio de plaquetas, as árvores existentes no bairro da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, a fim de aproximá-las da vida das pessoas. Trata-se do Projeto Vila Viva, uma iniciativa da assessoria do site Vila Madá (www.vilamada.com.br), que conta com o apoio do Herbário do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências (IB) da USP e da Subprefeitura de Pinheiros.

O site é feito por colaboradores e simpatizantes do bairro. A iniciativa começou a tomar forma no início deste ano, quando a empresária Rosely Bancaglione, uma das participantes do site, procurou o professor José Rubens Pirani, do IB, com a intenção de desenvolver um projeto que proporcionasse conhecimento e interatividade com a grande diversidade de espécies de plantas existentes na região. Pirani logo se interessou a colaborar, oferecendo as informações botânicas necessárias para a implementação da idéia e hoje é coordenador científico do projeto.

Na primeira fase, priorizou-se o mapeamento da região da Praça Raphael Sapienza, junto ao cruzamento das ruas Rodésia e Jericó. "Nessa fase, já foram identificadas 150 espécies diferentes de plantas", conta o professor.

Nas quatro visitas de mapeamento feitas na região, foram identificadas espécies raras da arborização paulistana, como o pau-brasil e araucária. Outras, como tipuana, sibipiruna, alfeneiro, eucalipto, jacarandá mimoso, ipê amarelo e ipê roxo, que são comuns na região de São Paulo, apresentaram um grande número de exemplares no bairro.

Nas placas de identificação, constam o nome científico e vulgar e a procedência da árvore. Já no site Vila Madá, é possível encontrar mais informações, como as características de cada planta, a época de florescimento, a forma de polinização, além de fotos da floração e de frutos.

Educação interativa
O projeto mostra-se também relevante como forma de ser uma base para que as escolas da região promovam atividades educativas interativas. "O projeto é mais uma forma de a Universidade desenvolver uma atividade de extensão, envolvendo base científica consolidada mas também alcançando a população de uma forma mais acessível", afirma Pirani.

Os idealizadores do projeto esperam desdobramentos futuros da iniciativa, como o envolvimento dos comerciantes locais, das escolas e da própria Prefeitura, e a realização posterior no site de um mapa de localização das árvores. Além disso, segundo o professor do IB, o projeto permite que se crie, no futuro, por meio de um o banco de dados que está sendo construído, um sistema de monitoramento e acompanhamento dos exemplares existentes.

Além de contar com a participação de professores do IB, o projeto Vila Viva também envolve alunos do Instituto. Lia Bezerra Monguilhot, aluna de mestrado, Leonardo Maurici Borges e Juliana El Ottra, alunos de iniciação científica, colaboram mapeando e recolhendo informações para elaboração das plaquetas.

A finalização da primeira fase do projeto será comemorada neste dia 21 de setembro, às 11 horas, na praça Rafael Sapienza. Estarão presentes o subprefeito de Pinheiros, Nilton Elias Nache, o professor Pirani e Rosely Brancaglione representando o site Vila Madá.





· vínculos:
Instituto de Biociências

· mais informações:
(0XX11)3091-7595, com professor Pirani; site www.vilamada.com.br

sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br